Publicado 02 de Outubro de 2018 - 13h22

Por Adriana Villar

A Guarda Municipal de Campinas (GMC) e o Departamento de Limpeza Urbana (DLU), da Secretaria de Serviços Públicos, montarão esquemas especiais de trabalho para o próximo final de semana, devido as eleições nacionais no próximo domingo (7). Os servidores farão a segurança e a limpeza dos prédios públicos durante a votação. Ao todo, em Campinas, 69 escolas da rede municipal de ensino foram designadas para receber as seções eleitorais em toda a cidade, e estarão a disposição da Justiça Eleitoral no sábado (6) e no domingo (7). Porém, segundo a Secretaria Municipal de Educação, não haverá interrupção das aulas, e as escolas funcionarão novamente na sexta-feira (5) e na segunda-feira (8).

A GCM vai atuar na véspera da votação, e, de acordo com a requisição feita pela Justiça Eleitoral, os guardas escalados ficarão responsáveis pela proteção das unidades da rede de ensino, onde estarão as zonas eleitorais, e pela segurança das urnas eletrônicas instaladas nas unidades. A GCM fará, ainda, o apoio geral no dia da votação, e também escoltarão os diretores das escolas durante a condução das mídias eletrônicas das urnas ao Fórum Central, local da apuração.

Já o DLU também vai reforçar as equipes de varrição com mais 60 funcionários, que atuarão nas regiões centrais e nos bairros do entorno no domingo (7). Estes funcionários serão somados às equipes de plantão, que já trabalham aos domingos, e contam com cerca de 40 pessoas. A partir de segunda-feira, as equipes de varrição da cidade irão se deslocar para as escolas dos bairros que serão pontos de votação. Além disso, o departamento destaca a importância da colaboração dos eleitores ao não jogar panfletos em geral no chão.

Escrito por:

Adriana Villar