Publicado 02 de Outubro de 2018 - 13h56

Por Katia Camargo

Nutricionista Bruna Mantovani

Leandro Torres

Nutricionista Bruna Mantovani

Difícil achar alguém que não gosta de adoçar a vida! O fato é que a cada dia as pessoas estão em busca de alternativas mais saudáveis, saborosas e equilibradas. Atenta a esta demanda, a nutricionista Bruna Mantovani, que até então era auditora na área de alimentos, resolveu unir duas paixões: a confeitaria e a nutrição, e mesclou seus dois talentos ao abrir a Confeitaria Funcional. “Acredito muito no poder da alimentação saudável para manter a saúde em dia”, diz Bruna. Mas, foram as encomendas de 550 ovos de Páscoa fit que serviram de pontapé inicial e a fizeram apostar na confeitaria. “Meu marido, que é meu crítico gastronômico, também me incentivou bastante”, conta Bruna.

Vale lembrar que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo diário de açúcar não deve ultrapassar as 50 gramas, o que representa duas colheres de sopa. No Brasil, a média de consumo é 150 g diárias, três vezes mais do que o recomendado. Isso pode acarretar em obesidade, aumento do risco de desenvolver doenças cardiovasculares, maior chance de desenvolver diabetes.

Hoje, o cardápio elaborado pela nutricionais conta com brownie cremoso, creme de amêndoas, gelato de prestígio, paçoca de colher, trufa protéica com colágeno hidrolisado, brownie funcional vegano, brigadeiro funcional, bolos, bombons, naked cakes, entre outros. Tudo sem glúten, açúcar e lactose. “Meu objetivo é ofertar as pessoas que amam doces receitas saborosas e que proporcionam benefícios à saúde”, ressalta a nutricionista-confeiteira.

Hoje a empreendedora já precisou contratar uma pessoa para ajudá-la a dar conta das encomendas recebidas pelas redes sociais, e-mail, telefone e whatsapp. De tanto procurar um local para montar sua confeitaria, acabou montando um espaço no quarto que era seu quando ainda morava com os pais. “Foi uma ideia do meu pai e fizemos uma revolução grande, a ponto de ninguém perceber que foi um quarto”, diz.

“Não temos uma loja física aberta ainda, mas estamos disponibilizando nossos produtos em alguns estabelecimentos no Cambuí que trabalham com comida saudável e a aceitação tem sido incrível. Mas, sem dúvida, as redes sociais e os clientes que sempre voltam para buscar outras novidades são nossas maiores vitrines”, lembra.

Bruna conta que em breve pretende começar a fazer bolos confeitados. “Estamos recebendo muitas solicitações de bolos para festas, acredito que este será um dos próximos passos da confeitaria. Também pretendo me aperfeiçoar em cursos e trazer sempre novidades nutritivas e saudáveis”, comenta.

Para esta edição da Metrópole, a nutricionista-confeiteira disponibilizou duas receitas. “Desenvolvi um panetone exclusivo e estou disponibilizando a receita, e também o brigadeiro de biomassa de banana, que é um dos queridinhos”, diz.

Quem quiser conhecer mais sobre essas delícias basta acessar https://www.instagram.com/confeitaria.funcional ou entrar em contato pelo celular (19) 99792-0042.

 

RECEITAS

Brigadeiro funcional

Ingredientes

450g de biomassa de banana

150g de chocolate sem açúcar

150g de leite em pó sem lactose

100g de xilitol

30g de cacau 100% alcalino

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes do liquidificador até ficar uma massa homôgenea, leve ao fogo até dar o ponto de brigadeiro. Faça bolinhas e passe no chocolate ralado.

 

Panetone

Ingredientes

½ xícara de suco de laranja morna

2 colheres (chá) de fermento biológico seco

3 colheres (sopa) de açúcar mascavo (apenas para fermentar)

3 ovos

2 colheres (sopa) de óleo

1 colher (sopa) de vinagre de maçã

Raspas de uma laranja

1 xícara de farinha de aveia sem glúten

1 xícara de farinha de amêndoas

1 xícara de polvilho doce

1 colher de chá de CMC (carboximetilcelulose) - espessante

½ colher (cha) de goma xantana

1 colher (chá) de sal

Gostas de chocolate ou passas a gosto

Modo de preparo

Primeiro faça a fermentação com o suco de laranja morno, o fermento e o açúcar mascavo. Deixe formar uma espuma e reserve. Misture os ingredientes secos e reserve. Na batedeira comece batendo os ovos, o óleo, o vinagre e as raspas de laranja. Depois acrescente todos os ingredientes secos e a mistura do fermento. Bata até incorporar os ingredientes. Por fim misture as gotas de chocolate. Coloque a massa numa forma própria para panetone e deixe descansar por no mínimo 1 hora. Para assar, ferva 1 litro e meio de água. Coloque uma assadeira na parte mais inferior, e a assadeira com o panetone na prateleira mais acima, e não preaqueça o forno. Despeje a água fervente nessa assadeira, feche o forno e só então ligue. Assar por uns 40 minutos a 160 graus.

Escrito por:

Katia Camargo