Publicado 13 de Agosto de 2018 - 11h08

Por Adagoberto F. Baptista

Campinas doa 25 revólveres para a Guarda Municipal de Suzano

Da Agência Anhanguera

A Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública de Campinas, por meio da Guarda Municipal, realizou na manhã desta sexta-feira, 10 de agosto, uma doação de 25 revólveres calibre 38, das marcas Taurus e Rossi, para a Guarda Civil Municipal da cidade de Suzano, no interior do Estado. A doação faz parte de uma ação que tem como objetivo redirecionar o armamento que já não está mais em uso pela GM de Campinas para outras forças de segurança de outros municípios necessitados. Em fevereiro deste ano, outros 15 revólveres haviam sido doados para a guarda de Iperó, cidade próxima a região de Sorocaba.

De acordo com a Prefeitura de Campinas, a doação do armamento não deixará a cidade menos segura, já que o município receberá novos armamentos. Para que isso aconteça, é necessário que as armas que estão sendo retiradas do uso sejam entregues para a Polícia Federal. Mesmo sendo um trâmite mais burocrático, a Secretaria de Segurança tem optado pela doação a outras guardas como forma de auxílio e cooperação, já que muitos municípios ainda têm guardas em início de atividades ou que não dispõem de recursos para aquisição de armas de fogo. A GM de Campinas também auxilia as guardas municipais na orientação dos documentos e eventuais exigências da PF para elas estejam todas regularizadas.

Atualmente, Suzano tem cerca de 400 mil habitantes e a Guarda Civil Municipal da cidade conta com 134 guardas e uma frota de 22 viaturas. Entretanto, a maioria dos guardas do município utilizam apenas armas particulares, autorizadas pela PF para as ações em serviço.

Escrito por:

Adagoberto F. Baptista