Publicado 12 de Agosto de 2018 - 5h30

O Grupo Primavera, uma ONG que trabalha com jovens de 6 a 18 anos, realizou ontem à tarde, em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, o 11 Fórum de Profissões, no Expo D. Pedro, no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas. Ao todo, a organização do evento estima que cerca de 6 mil estudantes do 8 e 9 ano tiveram a oportunidade de conhecer os cursos oferecidos pelos colégios técnicos Bentão, Cotil, Cotuca, Etecap, Etep, Ceprocamp e IFSP. Os jovens ainda receberam orientações dos profissionais que atuam nas áreas técnicas ligadas às empresas Bosch, Buckman Laboratórios, CI&T, entre outras.

O principal objetivo do evento era orientar os alunos sobre as profissões e o mercado de trabalho, mostrando a eles as possibilidades de cursos técnicos dos colégios de Campinas e das empresas que contratam mão de obra técnica. "O Fórum de Profissões tem como objetivo orientar os alunos e mostrar particularidades e as diferenças de cada curso técnico. Isso não só ajuda eles a escolherem melhor qual área técnica cursar, como também evita uma futura desistência do curso por parte deles”, explicou Sandra Ciocci, líder do Movimento Transforma Campinas. Segundo ela, o evento foi feito por voluntários, sem remuneração. “Todos vieram ao evento de mãos abertas, dispostos se doar em prol dos alunos” , ressaltou.

O estudante Gustavo de Almeida, de 15 anos, comentou que estava na dúvida se prestava um curso técnico de mecatrônica ou mecânica. Ele afirmou que vai pensar ainda com carinho no que vai escolher, mas afirmou que o encontro o ajudou a tirar todas as suas dúvidas sobre os cursos. “Achei o evento importante, porque nós que somos jovens quase nunca sabemos como funciona um determinado curso cem por cento e quando chegamos lá, vemos que não é bem aquilo que imaginávamos. O fato da gente poder se reunir com profissionais que têm experiência na área, nos ajuda muito a definir nossos objetivos” comentou.