Publicado 11 de Agosto de 2018 - 5h30

Em Campinas, de acordo com, a previsão do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, a previsão é de predomínio de Sol em toda a região, pelo menos até a segunda-feira, devido à presença de uma massa de ar seco e frio. Temperatura máxima de 22ºC e mínima de 9ºC na próxima madrugada. Umidade relativa do ar em declínio, mínima podendo ficar abaixo dos 30%. Ventos fracos de sudeste. Possibilidade de formação de nevoeiros nas primeiras horas do dia em áreas de baixada. A previsão de chuva é de apenas 1%.

A massa de ar polar que levou neve ao Sul do Brasil também pode trazer frio recorde para o Estado de São Paulo. Segundo o Climatempo, as madrugadas de hoje e amanhã devem ter temperaturas abaixo dos 10ºC em praticamente todos os municípios paulistas e não há previsão de chuva. O Sistema Cantareira segue em estado de alerta há 12 dias, com 39,9% da capacidade, de acordo com medição e ontem à tarde. Nos pontos mais altos da Serra Gaúcha e Catarinense há previsão de neve.

Na cidade de São Paulo, ontem os termômetros marcaram mínima de 10°C e máxima é de 20°C, com ventos moderados e noite gelada. Durante a madrugada de ontem, já foram registradas temperaturas abaixo dessa média em bairros fora do eixo central, como Parelheiros (7,8ºC) e Capela do Socorro (8,1ºC), na zona Sul, e Freguesia do Ó (9,4ºC), na zona Norte, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

Fortes ventos também atingem a região, resultado de um ciclone extratropical que se formou no oceano entre a costa da Região Sul e do Uruguai, segundo o Climatempo. Em Florianópolis, as rajadas de vento passaram dos 60 km/h na quinta-feira, 9, e chegaram a 51 km/h na Capital.

Neve

A neve voltou a compor ontem o cenário da região serrana de Santa Catarina. O fenômeno ocorreu por volta das 14h quando os primeiros flocos foram registrados no município de Urupema, situado a 1.335 metros de altitude.

Turistas que frequentavam a pacata cidade puderam até fazer pequenos bonecos de neve. Também nevou em São Joaquim, Urubici e Bom Jardim da Serra, onde as temperaturas chegaram a 0ºC, no entanto não houve acúmulo de gelo. A previsão dos meteorologistas era que de que o fenômeno ocorresse também nas partes mais altas do Rio Grande Sul, como na região de Aparados e Serra, mas isso não aconteceu. Há ainda previsão de neve durante o final de semana. (AAN com Estadão Contéudo)