Publicado 26 de Fevereiro de 2018 - 21h11

O restaurante fica em Valinhos

Dominique Torquato/AAN

O restaurante fica em Valinhos

 

Foi há 20 anos que a iniciativa modesta de uma moradora de Valinhos, que resolveu oferecer boa comida aos frequentadores da região, cercada de chácaras e galpões industriais, originou o Bambuzal. Os anos se passaram e hoje o local é um restaurante em meio a um grande jardim. No centro do salão campestre a comida - preparada com excelência em manuseio dos alimentos e capricho - é servida em travessas e panelas de barro aquecidas no fogão a lenha.

No sistema de bufê a quilo é oferecida uma seleção de delícias genuinamente brasileiras à espera dos comensais: feijão tropeiro, dobradinha, feijoada, massas, torresminho, berinjela aos quatro queijos, arroz integral e várias saladas. Recheado com mozarela, catupiry, queijo fresco e o toque do creme de leite, o pastel de queijo surpreende pela suavidade. Não faltam proteínas na chapa com cortes nobres preparados conforme a preferência do cliente. Aos finais de semana, salmão chileno, bacalhoada, polpeta e bobó de camarão incrementam o cardápio. Não seria um recanto de brasilidade sem maria-mole, queijo fresco com goiabada, doce de leite, pudim de leite, entre as sobremesas.

Segundo o sócio-proprietário, Júlio Tanaka, o restaurante segue a excelência em gestão e princípios de alimentação segura do Serviço Brasileiro de Apoio às Microempresas (Sebrae). Conta com modernas câmaras frias, forno de precisão e cuidado no manuseio dos alimentos. “As boas práticas alimentares não mudaram a proposta do restaurante”, garante Tanaka.

A rusticidade fica por conta das mesas e cadeiras, do poço ornamental com carpas e das frutíferas por toda à parte. Em setembro florescem as jabuticabeiras, além delas, o reforço no deleite com exemplares de cabeludinhas, mangueiras e um frondoso bambuzal que originou o nome do lugar.

RECEITA

CUPIM AO MOLHO MADEIRA

Ingredientes

1,5kg de cupim

Sal a agosto

7 dentes de alho

1 cebola

3 colheres de maisena

5 colheres de azeite

1,1l de água

Tempero pronto para carne a gosto

Cogumelos champignon fatiado a gosto

4 colheres de molho shoyu

Modo de preparo

Em uma panela de pressão, refogue quatro dentes de alho amassados com a cebola picadinha em três colheres de azeite. Coloque a peça de cupim cortada ao meio e doure todos os lados. Despeje a água, tampe e deixe cozinhar por 40 minutos em fogo baixo até ficar macia. Para o molho madeira, dissolva a maisena em 100ml de água. Na frigideira, doure três dentes de alho amassados em duas colheres de azeite, depois misture a maisena diluída, o shoyo, uma pitada de tempero, corrija o sal a gosto. Misture ao sumo da carne que se formou na panela de pressão. Fatie o cupim, cubra com o molho madeira e finalize com o champignon.

RESTAURANTE BAMBUZAL

Rua Duílio Beltramini, 8.373 – Chácaras São Bento, Valinhos, f.(19) 3881-1120

De terça à sexta, das 11h30 às 15h; sábado, domingo e feriados, das 11h30 às 16h