Publicado 27 de Fevereiro de 2018 - 18h29

Por Do Correio

Hoje, a pós-graduação é um requisito básico para uma oportunidade no mundo do trabalho.

Divulgação

Hoje, a pós-graduação é um requisito básico para uma oportunidade no mundo do trabalho.

A busca por profissionais mais capacitados, preparados e com competências diferenciadas passou a ser ainda mais sinalizada como uma das principais necessidades das empresas.

Rinaldi da Silva Corrêa, coordenador dos cursos de pós-graduação em gestão estratégica de pessoas e gestão de negócios do Senac Campinas, diz que, hoje, o profissional considerado ideal pelas empresas é aquele que possui ampla visão do mundo corporativo, com conhecimento em diferentes áreas de atuação e que tem habilidade para lidar com a complexidade e com as difíceis tomadas de decisões.

“Desenvolver essas competências passou a ser a prioridade para quem busca um espaço nesse cenário atual, altamente competitivo. Estudiosos afirmam que essa sincronia com o mercado significa ser completamente flexível, no sentido de estar adaptado às rápidas mudanças e às novas realidades”, afirma o especialista. A pergunta que fica é: como alcançar esse novo patamar profissional?

A busca contínua do conhecimento

Hoje, a pós-graduação é um requisito básico para uma oportunidade no mundo do trabalho. “O acesso ao ensino superior no Brasil tem crescido nos últimos anos e, como consequência, os critérios de seleção aumentaram. Contudo, quem apresenta uma pós-graduação de qualidade no currículo se destaca entre seus concorrentes”, aponta Rinaldi.

Rinaldi Corrêa cita um levantamento feito pela consultoria Produtive – uma das maiores agências de outplacement do Brasil –, com cerca de 400 executivos das regiões Sul e Sudeste, que concluiu que profissionais que apresentavam apenas a graduação no currículo tiveram um aumento salarial nominal (ou seja, sem considerar a inflação do período) de 4,6%. Já os pós-graduados receberam um reajuste de 12,4% acima da inflação do período da pesquisa, que foi de 10,67%, segundo o IPCA. Os dados, de acordo o especialista, não são necessariamente recentes – são de 2015 –, mas corroboram com a sensação da necessidade crescente de preparação para ter mais sucesso.

No Senac Campinas, em 2017, mais de 300 alunos realizaram cursos de pós-graduação. “Temos feedback dos alunos que aponta mais oportunidade de mudanças na carreira e cargos almejados”, diz Rinaldi.

Os cursos disponíveis na unidade são: Gestão da Comunicação em Mídias Digitais, Design Gráfico, Controladoria e Finanças, Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão de Negócios, Marketing Digital e E-commerce, Sistemas de Gestão Integrados da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social (SGI), Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética e Gerenciamento de Projetos - Práticas do Project Management Institute (PMI).

Pós-graduação Senac

As inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2018 dos cursos de pós-graduação do Centro Universitário Senac já estão abertas. O prazo é até o dia 12 de março no Portal Senac: www.sp.senac.br/posgraduacao.

Informações

Pós-graduação

Período: até 12/3/2018

Taxa de inscrição: R$ 50

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/posgraduacao

Escrito por:

Do Correio