Publicado 26 de Fevereiro de 2018 - 8h02

Por Agência Anhanguera de Notícias

As novas floreiras da avenida: projeto de escolha das espécies deve garantir mais sombra aos pedestres

Dominique Torquato

As novas floreiras da avenida: projeto de escolha das espécies deve garantir mais sombra aos pedestres

A Prefeitura de Campinas iniciou a segunda fase do projeto de arborização da Avenida Francisco Glicério. No local, estão sendo instalados grandes vasos com árvores de espécies nativas sobre as calçadas. Caso as condições climáticas estejam favoráveis, a expectativa é que até o final da próxima semana o trecho entre as avenidas Orosimbo Maia e Aquidabã esteja de visual novo, com cerca de 100 floreiras. Por conta do grande fluxo de veículos no local, as obras são realizadas entre 20h30 e 3h30.

Nesta fase também acontecerá a substituição de dez árvores instaladas na primeira etapa e que não foram aprovadas nos testes de padrão de qualidade realizados pela Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS). A ação é realizada com o apoio operacional da Emdec, da Secretaria de Serviços Públicos e da Sanasa.

Iniciado em dezembro de 2017, o projeto de arborização da Glicério consiste na implantação de cerca de cem árvores das espécies ipês amarelos, ipês rosas, pau brasil, copaíba, entre outras, no trecho entre a Orosimbo Maia e o pontilhão da Aquidabã.

As espécies não foram escolhidas de maneira aleatória. Antes aconteceu um estudo, para que houvesse, num período curto de tempo, a adaptação ao ambiente da avenida, possibilitando levar ao centro da cidade mais saúde e qualidade de vida. Ela têm como característica comum o fato de possuírem copas grandes, favorecendo a formação de áreas de sombra na avenida. Plantadas em caixas de aço de grande porte, para não prejudicar a fiação subterrânea instalada na revitalização da avenida, as árvores são jovens e possuem cerca de dois metros e meio de altura, podendo chegar a três ou quatro metros quando adultas.

Escrito por:

Agência Anhanguera de Notícias