Publicado 26 de Janeiro de 2018 - 21h01

Por Jaqueline Harumi Ishikawa

Fotos: Leandro Torres (24_01)

Jaqueline Harumi

Da Agência Anhanguera

[email protected]

Facilitar o encontro e a oferta do serviço de transporte escolar é a proposta da plataforma Van2You, desenvolvida pelo campineiro Marcelo Valente, lançada em versão beta em dezembro através do site www.van2you.com e que já ultrapassa 300 motoristas cadastrados com cerca de 40 rotas diferentes com destino a instituições de ensino de Campinas e São Paulo.

Autodidata em programação “desde sempre”, empreendedor em diferentes áreas, em especial em informática, e cursando o último ano da graduação de Análise de Sistemas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Valente conta que a ideia inicial, junto com dois colegas de turma, era desenvolver um aplicativo para que usuários do transporte escolar conseguissem confirmar para o motorista diariamente se embarcariam ou não, mas pesquisando o mercado viu que poderiam ir além, tirando a responsabilidade das escolas em listar e atualizar prestadores e checar documentação, e facilitando a divulgação e localização de prestadores de serviço de confiança.

“É um caos procurar motorista de van, que colocam propaganda em alambrados de terrenos vazios, por exemplo”, comenta o idealizador da plataforma, que permite a busca por motoristas através da inserção da origem e do destino. “São listados os motoristas que fazem a rota ou quem atende a escola e bairros próximos à origem. E se não tiver, próximos ao destino, ou ainda transporte que passa próximo ao destino. A probabilidade de não encontrar prestador é muito pequena”, explica.

Para abastecer a plataforma, Valente procurou diversas instituições de ensino, como a Oficina do Estudante, que até então trabalhava com listagem a partir de parceiros interessados, exigindo toda a documentação necessária para a prestação do serviço. “Sempre que vêm fazer matrícula, percebemos os pais afoitos sobre quantas vans, quantos parceiros, se fazem rotas nos bairros deles e para minimizar a preocupação a gente informava a lista no site”, lembra o gerente de Marketing da escola, que tornou-se parceira da Van2You. “É ótimo porque confirmam as informações todas e sabemos que o pai vai ter a menor dor de cabeça possível, além de otimizar nosso próprio serviço. E a grande maioria das pessoas faz tudo pelo celular: fica mais prático”, completa.

Motorista de transporte escolar há um ano, José Henrique Amarantes Savoy, o Tio Henrique, viu na plataforma uma oportunidade de ampliar a divulgação de seu trabalho, que até então era feita apenas boca a boca e através de indicação da escola. “Já tivemos a procura de várias pessoas e conseguimos fechar com uma que descobriu a plataforma através de pesquisa na internet”, conta.

Outra funcionalidade da Van2You é a pesquisa por transporte para viagens particulares. A partir do itinerário solicitado, são listados os prestadores que atendem a região, os veículos que possuem e os opcionais que oferecem, como ar-condicionado, TV e frigobar, e então é possível solicitar um orçamento, indicando até mesmo a faixa de preço que pretende pagar.

A princípio, a plataforma é gratuita, mas até o fim do ano, com a consolidação do site, a proposta é cobrar uma mensalidade dos prestadores de serviços, que passarão a contar com o aplicativo para ser usado junto aos passageiros sobre a confirmação ou não do embarque, funcionalidade idealizada desde o início por Valente.

Escrito por:

Jaqueline Harumi Ishikawa