Publicado 02 de Janeiro de 2018 - 17h23

Por Adagoberto F. Baptista

FOTOS ENVIADAS AO DIGITALRAC

Virgínia Alves

DA AGÊNCIA ANHANGUERA

[email protected]

Depois uma virada de ano com muitos estragos causados por um temporal, a cidade de Morungaba ainda está se reorganizando nestes primeiros dias de 2018. A Prefeitura de Morungaba informou que ainda está contabilizando os prejuízos na cidade. A Defesa Civil informou que a limpeza geral nos pontos mais afetados começou a ser feita na manhã de ontem. As pontes que foram danificadas com o temporal seguem interditadas, aguardando verbas para solucionar os problemas.

A cidade registrou diversos pontos de alagamento, queda de duas pontes e cinco famílias precisaram deixar as residências. A chuva durou apenas 50 minutos e foram registrados 103 milímetros de chuva – o equivalente esperado para 10 dias. Cerca de 40 casas foram atingidas no Centro, na Vila Mariana e no bairro São Benedito.

As famílias afetadas pelo forte temporal puderam voltar para a casa anteontem. “As cinco famílias que tiveram suas casas alagadas foram visitadas pela Diretoria Municipal de Ação Social que constatou que a maioria das perdas foi de móveis, principalmente sofás e guarda-roupas. A Prefeitura promoverá ainda nesta semana uma ação do sentido de arrecadar doações destes móveis”, informou a Administração

Duas quedas de ponte foram registradas no temporal. A primeira é que a liga Morungaba à cidade de Tuiuti. A Prefeitura informou que os motoristas têm como alternativa para o acesso, a estrada vicinal paralela. A outra ponte fica localizada na Vila Mariana. A Prefeitura afirmou que desde a noite do dia 31 a cidade começou articular as verbas para o conserto das pontes e de outros estragos causados pela chuva.

A estrutura montada para a festa de Ano-Novo – que precisou ser cancelada – até a tarde ontem ainda não tinha sido removida completamente da Praça dos Italianos. A energia elétrica do local ainda não foi restabelecida por orientação da CPFL. A previsão é de que a situação normalize nos próximos dias.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Morungaba, 20 funcionários participaram da limpeza. A Defesa Civil de Itatiba, localizada a 28,9 quilômetros da cidade, também auxiliou na limpeza do município.

Estado de alerta

As chuvas dos últimos dias colocou algumas cidades da região em estado de alerta. Segundo os dados da Coordenadoria Regional de Defesa Civil de Campinas, mesmo com a situação normalizada quatro cidades seguem em estado de alerta, sendo elas: Americana, Campinas, Nova Odessa e Pedreira.

Escrito por:

Adagoberto F. Baptista