Publicado 03 de Janeiro de 2018 - 5h30

Um caminhão carregado com etanol tombou na manhã ontem na Rodovia Zeferino Vaz (SP-332), em Campinas, e derramou cinco mil litros do produto. O acidente ocorreu quando o motorista estava em uma alça de acesso para a Rodovia Dom Pedro I (SP-065), sentido Jacareí. O condutor sofreu ferimentos leves.

As duas alças de acesso no trecho do acidente e a que permite acesso em sentido contrário, precisaram ser bloqueadas em razão do vazamento. Segundo o tenente Bruno Martins, do Corpo de Bombeiros, o motorista, que preferiu não se identificar, saiu de Paulínia e tombou o veículo logo na curva, mas não soube explicar o que aconteceu. Ele não apresentava sinais de embriaguez, segundo o órgão.

O caminhão possui sete reservatórios. Ainda segundo Martins, o risco era e de incêndio, por isso o

fechamento das alças foi feito, sem prazo para liberação. A Defesa Civil e a Polícia Militar também compareceram ao resgate.

O engenheiro técnico da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) Luiz Oscar explicou que o etanol que vazou nas canaletas já havia sido contido com terra, mas como ocorreram derramamentos também nos bolsões, além do transbordo (mudança do combustível de um caminhão para outro), seria feita a limpeza do local para evitar contaminação.

Segundo a concessionária Rota das Bandeiras, não houve congestionamento durante a ação. As causas do acidente não foram confirmadas até o fechamento desta edição. (Rafaela Dias/AAN)