Publicado 25 de Janeiro de 2018 - 22h40

Por Rafaela Dias

O Centro Boldrini inaugurou a sua nova sala de quimioterapia, como parte das comemorações de 40 anos do hospital

Master Vídeo

O Centro Boldrini inaugurou a sua nova sala de quimioterapia, como parte das comemorações de 40 anos do hospital

O Centro Infantil Boldrini inaugurou nesta quinta-feira (25) a nova sala de quimioterapia do hospital, como parte das comemorações de seus 40 anos. “A realização dessa reforma, com a ampliação da sala de quimioterapia ambulatorial, é uma conquista muito importante para a cidade de Campinas e região, uma vez que permitirá oferecer mais conforto, apoio e tratamento humanizado para as crianças e adolescentes em tratamento de câncer”, disse Ana Nicolini, gerente sênior de Mobilização Social do Instituto Ronald McDonald’s, que investiu R$ 700 mil na obra com recursos arrecadados pela campanha McDia Feliz. A nova sala que também contou com a doação de R$1 milhão feita por Helena de Moraes Sá Brito, tem capacidade para atender em média 30 pacientes ao dia, com a possibilidade de atender onze pessoas simultaneamente e uma média de 7.200 sessões de quimioterapias ambulatoriais por ano.

O espaço conta com 300 metros quadrados de área, onde estão dispostas sete macas e cinco poltronas para o atendimento de quimioterapia ambulatorial. A nova disposição facilita o atendimento e a realização dos procedimentos, além de ser mais confortável. O ambiente possui ainda um aquário e um amplo jardim, criados especialmente para tornar o ambiente mais agradável para as crianças. “Uma sala de quimioterapia ampla, mais lúdica e com atrativos em muito auxilia na redução da angústia de permanecer horas seguidas recebendo soros e quimioterápicos. A alegria torna a dor mais tolerável”, disse a presidente do Boldrini, Sílvia Brandalise. Segundo ela, o hospital não mede esforços para garantir um atendimento de qualidade às crianças. Hoje, cerca de 70% dos atendimentos são realizados via SUS (Sistema Único de Saúde), que possuem os mesmos benefícios e cuidados do paciente conveniado.

A cada ano, o Boldrini atende a 750 novos pacientes. Atualmente, estão em acompanhamento cerca de 10 mil crianças e adolescentes. Somente no ano passado foram 16 mil sessões de quimioterapia realizadas, considerando todos os ambulatórios de quimioterapia do hospital.

E neste sábado (27) a Tramontina e Centro Boldrini, ainda como parte da comemoração dos 40 anos do hospital, realizam o “Dia de fazer o Bem”. Ele acontecerá às 10h, no T store Tramontina no Shopping Iguatemi Campinas (1º piso). Todo o faturamento líquido da T store, que está instalada no Shopping Iguatemi, será revertido em doação de produtos da Tramontina que atendam as necessidades do hospital. “Ao ajudar o Centro Boldrini, demonstramos nosso apoio a instituições que estejam alinhadas com os valores da Tramontina, ao mesmo tempo em que envolvemos a comunidade de Campinas numa experiência que vai além do simples consumo e torna-se consumo consciente”, afirmou Clovis Tramontina, presidente do conselho administrativo da marca. A iniciativa foi elogiada pela presidente do Boldrini. “Para todos do Centro Boldrini é gratificante receber o carinho e a generosidade da Tramontina. Temos como missão atender aos pacientes de forma acolhedora, humanizada, ofertando o melhor da tecnologia para um bom diagnóstico e tratamento. Todos são atendidos de forma igualitária e sem nenhuma distinção. Ninguém paga um centavo para ser atendido. A esperança da cura representa a grande força motivadora dos profissionais do Boldrini. Por isso, convidamos todos os cidadãos campineiros a participarem da ação no sábado”, disse Sílvia.

Escrito por:

Rafaela Dias