Publicado 02 de Janeiro de 2018 - 22h44

Por Henrique Hein

Amostras da água do Rio Atibaia foram coletadas por técnicos para a realização de análises laboratoriais que possibilitem identificar a causa

Dominique Torquato/AAN

Amostras da água do Rio Atibaia foram coletadas por técnicos para a realização de análises laboratoriais que possibilitem identificar a causa

Uma alteração na qualidade de água do Rio Atibaia, na manhã de ontem, impactou o funcionamento da ETA II, estação de tratamento de água, localizada no Parque Itália, em Sumaré. O local é responsável por abastecer cerca de 70% da população da cidade. Os moradores dos bairros das regiões de Nova Veneza, Maria Antônia e Matão tiveram os seus abastecimentos impactados.

A empresa BRK Ambiental informou que identificou na manhã deste terça-feira (3), em monitoramento de rotina realizado no Atibaia, uma alteração na qualidade da água do manancial e, que por esse motivo, avaliou a necessidade de interromper a captação, por uma medida de segurança, a fim de minimizar os impactos que a água imprópria poderia causar no abastecimento de água da população de Sumaré.

A Cetesb, agência ambiental do Estado, foi acionada e enviou representantes ao local ainda no período da manhã. Os técnicos coletaram amostras do rio, no trecho de captação, para realizar análises mais aprofundadas em laboratórios. Segundo a agência ambiental, somente após os resultados das pesquisas é que será possível descobrir o que teria acontecido com a água. Até o fechamento dessa edição ainda não havia informações sobre as substâncias presentes no manancial.

Assim que detectou a retomada da qualidade da água bruta no rio, por volta das 15 horas de ontem, a concessionária voltou a operar o sistema de captação para regularização do abastecimento das áreas da cidade atendidas pela ETA II. A previsão, segundo a empresa, era de normalização total do sistema hídrico até as 23 horas desta terça.

A BRK Ambiental, por meio de nota, disse ainda que realiza o monitoramento sistemático de suas captações, com o objetivo de garantir a qualidade da água que é distribuída à população. Em caso de dúvidas, os moradores podem entrar em contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.

O Correio tentou ouvir a Prefeitura de Sumaré, mas não obteve respostas.

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Henrique Hein