Publicado 21 de Julho de 2016 - 15h26

Por Inaê Miranda

ÍíFOTOS:

Inaê Miranda

DA AGÊNCIA ANHANGUERA

[email protected]

O alto índice de desemprego se tornou uma dura realidade nos últimos tempos. Na Região Metropolitana de Campinas (RMC) são 179,5 pessoas desempregadas, entre as quais 70,4 mil estão em Campinas, segundo levantamento da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic). Pensando em mudar esse cenário, um grupo de profissionais de diversas especialidades decidiu arregaçar as mangas e criar o programa de qualificação e recolocação profissional Gentileza – O movimento a favor do outro. A primeira edição do evento será no dia 16 de agosto, em Campinas, e oferecerá 700 vagas gratuitas para capacitação de profissionais em busca do primeiro emprego ou de recolocação no mercado de trabalho.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontam que os mais afetados pela crise são os jovens que estão entrando no mercado de trabalho. A taxa de desemprego, dos 18 aos 24 anos, chega a 20%. O que não quer dizer que as pessoas que buscam recolocação ou a transição da carreira não estejam sofrendo com o fechamento de vagas. Segundo o economista da Acic, Laerte Martins, o desemprego é causado pela crise econômica, que tem atingido as áreas da indústria e comércio. “O País está em recessão”, disse. Para o comércio, a esperança está no Natal, que sempre ativa as contratações. “Mas a gente está avaliando que a economia vai melhorar a partir de 2017”, afirmou Martins.

Mas segundo os especialistas não dá para ficar parado até lá não. O negócio é se qualificar e se preparar para as oportunidades. Desta forma, o projeto Gentileza vai ajudar as pessoas a empreenderem, se posicionarem e a pensar criativamente para encontrar alternativas e driblar o desemprego, como explica uma das idealizadoras do projeto Gentileza Andrea von Zuben Vita, que é também consultora em empreendedorismo pessoal e corporativo de imagem, estilo e eventos. O projeto tem ainda como idealizadores Carla Falcão, Uiliam Oliveira e Renato Bacani. Além de levantar os dados de desemprego, eles fizeram um levantamento e evidenciaram que as pessoas que estão há muito tempo desempregadas passam a enfrentar problemas com a autoestima.

Marcado para 16 de agosto, a partir das 13h, o workshop vai mapear competências, potencializar a marca pessoal e falar sobre empreendedorismo – este, aliás, é tema da palestra de Fernando Pompeu Luccas. Os participantes receberão orientação sobre finanças e economia doméstica, sobre como preparar o currículo, como se vestir e se comportar nas entrevistas de emprego, como explorar as redes sociais. “Vamos falar de autoestima, da importância de se ter objetivos e perspectivas. Ou seja, selecionamos diversas abordagens e assuntos que consideramos importantes para quem quer se recolocar no mercado ou quem está em busca do primeiro emprego, que muitas vezes está perdido sem saber para onde vai”, explicou Andrea.

Renato Bacani diz que o objetivo do projeto não que todos os participantes saiam do evento com um emprego, mas que saiam motivados. “A gente deseja levar motivação para as pessoas, despertar nelas a vontade de fazer algo novo, de ampliar o repertório de conhecimento, e que elas saiam de lá com a sensação de que foram ouvidas, acolhidas”, disse. Durante o evento, os participantes poderão entregar os currículos.

Os idealizadores buscam parceria com empresas de recursos humanos (RH), empresas com RH interno que possam receber os currículos para análise e contratação. Outras empresas interessadas em colaborar com o projeto também podem entrar em contato com a organização. O projeto Gentileza contará com outras edições na Região Metropolitana de Campinas. A próxima ocorrerá em Jaguariúna, em data a ser definida.

As pessoas interessadas em participar do workshop devem realizar a inscrição, que é totalmente gratuita e obrigatória, no site:www.projetogentileza.wix.com/principal

SERVIÇO:

O quê? Workshop gratuito de qualificação e recolocação profissional – “Gentileza – O movimento a favor do outro”.

Quando: 16 de agosto

Horário: Das 13h às 19h

Local: Bonvenon Eventos, Av. Lix da Cunha, 103, Campinas - SP

Inscrições pelo site:www.projetogentileza.wix.com/principal

Contato para dúvidas, apoio ao projeto e sugestões:[email protected]

Programação

Das 13h às 13h30 - Abertura

· Convidado Especial

13h30 às 14h - Fernando Pompeu Luccas

· Empreendedorismo

· Protagonismo de Carreira

14h às 15h - Uiliam Oliveira

• Aperte o cinto para os gastos

• Eduque a situação financeira diante dos momentos que pedem cuidados na economia doméstica

15h às 15h30 – Coffee break

15h30 às 16h - José Airton de Castro

•Buscando recolocação? Por onde começar?

· Currículo

16h às 17h - Andrea Von Zuben Vita

· Vestuário para entrevista

· Não caia na crise – Mantenha a autoconfiança

17h às 18h -- Carla Falcão

• Recolocação Profissional

•Cuidado nas Redes Sociais

•Linkedin, como fazer?

18h – Entrega de Currículo

Escrito por:

Inaê Miranda