Publicado 19 de Julho de 2016 - 18h14

Por Shana Maria Maciel Pereira

Shana Pereira

DA AGÊNCIA ANHANGUERA

[email protected]

A partir das 17h de hoje Campinas abre passagem para um momento histórico. Símbolo máximo das Olimpíadas, a tocha percorrerá mais de 15 km pelas principais avenidas e ruas da cidade, conduzida por 77 pessoas. O percurso se inicia na Estação Cultura e termina na Praça Arautos da Paz às 20h, onde será acesa a pira olímpica em uma grande cerimônia.

Durante a passagem da tocha, o trânsito local será interditado e em seguida liberados imediatamente. Apesar da tocha ser protegida ao longo do trajeto pelo comboio de segurança, os campineiros poderão assistir a passagem do chama nas vias da cidade e também acompanhar o encerramento do evento, onde haverá um show com a Família Lima.

A Prefeitura de Campinas teve direito a indicar seis pessoas para o percurso. As demais foram selecionadas e indicadas pelos patrocinadores do evento. Segundo a diretora de Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli, a Administração Municipal priorizou os atletas que fizeram parte história esportiva da cidade e nascidas no município. “Nós temos uma lista repleta de grandes nomes que fizeram e fazem parte da trajetória esportiva de Campinas. Então limitamos a escolha para atletas de diferentes esportes que receberam medalhas olímpicas e mundiais”, ressaltou.

Os seis indicados pelo município foram o ex-jogador de vôlei Maurício Lima, bicampeão olímpico, a campeã mundial do salto com vara Fabiana Murer, ex-tenista Ricardo Melo, a ex-atleta especialista em heptatlo Conceição Geremias, que participou de três olimpíadas, a nadadora paralímpica Fabiana Sugimori e o ex-jogador de futebol João Paulo.

Entre os atletas campineiros que conduzirão a tocha no revezamento está a campeã pan-americana Odette Domingues Valentino da modalidade de arremesso de disco, o alpinista Rodrigo Raineri, ex-jogadora de basquete Maria Helena Cardoso que também foi técnica da seleção feminina nas Olimpíadas de Barcelona, e o nadador Daniel Dias, maior medalhista paralímpico do País com 15 medalhas.

Conforme divulgado, a campeã Fabiana Murer não poderá participar do revezamento nesta quarta, pois ela competiu no final de semana em Mônaco e disputará o último campeonato, em Londres, antes dos Jogos do Rio de Janeiro. Mas Fabiana indicou outro nome para representá-la no revesamento, o diretor-técnico Sergio Luís Coutinho Nogueira, padrinho da atleta.

Para a ex-atleta de heptatlo Conceição Geremias, carregar a tocha será um momento único. “É mais uma conquista para mim já que participei de três olimpíadas. Agradeço pela indicação, e fazer parte de mais uma história da cidade e do Brasil”, comemorou.

O alpinista Rodrigo Raineri, que já escalou o Everest, disse ser uma honra participar desse evento. “Apesar da crise que enfrentamos, não podemos deixar que essas coisas estraguem o brilho das coisas boas. E essa Olimpíada é uma coisa ótima, e temos que aproveitar tudo o que o esporte traz para a sociedade”, afirmou.

Além de atletas, pessoas se revezarão no carregamento da tocha. No início da cerimônia na Estação Cultura, haverá uma homenagem para outros 150 atletas de Campinas de diversos esportes, que receberão uma Medalha de Mérito Esportivo, pela dedicação e representatividade da história da cidade.

Box sobre a interdição das ruas

A Prefeitura juntamente com o Comitê Rio 2016 fizeram o percurso para o revezamento percorrerá diversas ruas, avenidas centrais e pontos conhecidos da cidade como os estádios do Guarani e da Ponte Preta, o Centro de Convivência Cultural. Ao longo dos 15,4 km do trajeto da tocha, hoje será proibido estacionar em todas as vias em que o símbolo olímpico passará, mesmo aquelas que são normalmente permitidas e sinalizadas. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), fará a interdição da via quinze minutos antes da passagem da tocha. E em seguida o trecho será liberado 30 minutos depois da passagem do comboio olímpico. Amanhã, a tocha segue para Indaiatuba, Itu, Jundiaí e Osasco.

O revezamento passará pelas avenidas Andrade Neves, Campos Sales e Francisco Glicério, Rua Proença, Av. Airton Senna da Silva, Rua Conde D´Eu, Av. Princesa D´Oeste, Av. José de Souza Campos, Av. Eng. Carlos Stevenson, Av. José de Souza Campos, Av. Dr. Moraes Sales, Rua Irmã Serafina, Rua Conceição, Rua General Osório, Av. Anchieta, Rua Barreto Leme, Av. José de Souza Campos, Rua Mogi Guaçu, Av. Orosimbo Maia, Av. Brasil, Av. Barão de Itapura, Av. Doutor Heitor Penteado, Rua Vital Brasil e Praça Arautos da Paz.

Frases

“É um orgulho fazer parte deste momento histórico. Irei completar a minha carreira com esse convite”.

Odette Domingues Valentino campeã pan-americana de lançamento de disco

“A tocha tem três significados para mim que já participei de uma Olimpíada. A primeira é a luta, a segunda a paz e a terceira é a luz. Será uma emoção reviver isso aqui na cidade que me acolheu”.

ex-jogadora e técnica de basquete Maria Helena Cardoso

Escrito por:

Shana Maria Maciel Pereira