Publicado 07 de Julho de 2016 - 16h40

Por Delminda Aparecida Medeiros

Campinas representada no X-Factor

Delma Medeiros

DA AGÊNCIA ANHANGUERA

[email protected]

Dois campineiros, senão de nascença, de coração, estão selecionados para o The X Factor Brasil, reality show com disputas entre grupos vocais e cantores solistas, criado no Reino Unido, reproduzido em diversos países e que este ano chega pela primeira vez ao Brasil, numa coprodução da Band, TNT e FremantleMedia: o jornalista Eduardo Gregori e a cantora Joe Welch. A proposta do programa é descobrir, por meio de audições, apresentações e disputas, um novo ídolo musical. Os dois participam, este fim de semana, das duas primeiras audições do programa, que deve estrear no final de agosto. Para as audições, foram orientados a escolher seis músicas para apresentar, três para cantar a capela e três com acompanhamento musical.

“Nunca participei de concursos musicais, mas quando li que a Band estava com inscrições abertas para o The X Factor, resolvi arriscar e me inscrevi. Isso foi há uns três meses e na semana passada me avisaram que havia sido selecionado. Foi uma surpresa”, afirma Gregori, natural de Belo Horizonte (MG) e radicado em Campinas desde 1989. Foi aqui que ele começou a cantar, primeiro no Coral Filarmônico de Campinas, sob a regência do maestro Rui Silva Costa; e depois como vocalista de uma banda de rock a billy, e se apresentando em casas noturnas e em casamentos. Para ele, a possibilidade de “viver da música”, seria excelente. “Conseguiria unir duas coisas que gosto muito de fazer: cantar e viajar”, comenta Gregori, acrescentando que está bem “pé no chão” com o reality. “Não tenho isso exatamente como um projeto de vida. Mas participar do programa será muito interessante como experiência profissional. Não estarei lá como jornalista, mas como candidato, vendo como a coisa acontece pelo lado de dentro”, avalia.

Já Joe Welch, que atua profissionalmente como cantora há 22 anos, é veterana nesse tipo de disputa. Ela conta que já participou de vários concursos, como Fama, Programa Raul Gil, Gente que Brilha e Ídolos, entre outros. “Nunca ganhei. Me diziam que eu tenho uma voz completa e os programas buscavam cantores para serem moldados. Mas vou tentar novamente”, afirma Joe. Sua experiência profissional inclui cantar por três anos na banda do programa Domingão do Faustão, outro tanto no show do saloon do Hopi Hari, na noite campineira e em casamentos. “Invisto no ramo de música eletrônica, mas fiquei conhecida em Campinas como a voz da Ave Maria, por cantar essa música há 14 anos nas celebrações da igreja Nossa Senhora Desatadora dos Nós”, conta. O amor pela música-prece quase gerou um grave problema para a cantora. Como agradecimento pela cura de um amigo que enfrentou um sério problema de saúde, ela prometeu cantar a Ave Maria onde pudesse. “Mas fiz uma versão tecno e a igreja não aprovou. Quase fui expulsa da igreja”, explica.

Joe adianta que está com algumas cartas na manga para as duas primeiras audições, sábado e domingo, em São Paulo. “A gente nunca sabe bem o que os jurados e o programa esperam. Eu não canto sertanejo, axé nem pagode, mas estou mentalizando para fazer algo bacana, que agrade aos jurados”, afirma. Gregori também escolheu com carinho as músicas que vai apresentar. “O que mais canto é música pop. Mas para o concurso optei por sair da minha zona de conforto e escolhi canções que permitem mostrar a técnica vocal, com variações de grave e agudo e possibilidades de interpretação”, aponta.

O The X Factor Brasil será apresentado pela atriz Fernanda Paes Leme e o julgamento será feito por quatro artistas da música. Até o momento estão definidos como jurados o produtor musical Rick Bonadio, o roqueiro Di Ferrero e a cantora de axé, Alinne Rosa. O quarto jurado ainda não foi definido. As primeiras audições estão previstas para ocorrer na Arena Corinthians.

Saiba mais

Criado pelo produtor musical Simon Cowell e exibido pela primeira vez em 2004 na televisão britânica, o X Factor já revelou grandes nomes da música como One Direction, Fifth Harmony, Leona Lewis e Little Mix, entre outros. Além do sucesso na televisão, o programa é um dos maiores hits das redes sociais e web, conquistando o público em todas as plataformas. (DM/AAN)

Escrito por:

Delminda Aparecida Medeiros