Publicado 23 de Julho de 2016 - 5h30

A seleção feminina de vôlei da Argentina, classificada pela primeira vez para uma Olimpíada, escolheu Campinas para realizar a última etapa de preparação antes da histórica estreia nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O grupo treinará na cidade entre os dias 27 de julho e 2 de agosto. Além dos treinamentos no ginásio do Taquaral, as argentinas disputarão dois amistosos. A vinda é uma parceria entre o Vôlei Brasil Kirin, que cederá a estrutura física, e a Prefeitura de Campinas.

As argentinas garantiram a vaga no Rio-2016 ao vencerem o torneio Pré-Olímpico sul-americano, realizado em Bariloche, no início deste ano. A classificação veio com as vitórias sobre Colômbia, Venezuela, Chile e Peru na decisão, por 3 sets a 0.

Os destaques da seleção são a levantadora Yael Castiglione, a central Emilce Sosa e a líbero Yamila Nizetich, capitã do time — as três foram escolhidas para a seleção do Pré-Olímpico e a líbero foi a eleita a melhor jogadora da competição. A equipe é comandada pelo técnico Guillermo Orduna.

Em Campinas, as argentinas encontrarão um conhecido do vôlei do país. O time do Brasil Kirin é treinado Horácio Dileo, também argentino, que assumiu nesta temporada a função na equipe campineira, em substituição a Alexandre Stanzioni.

Na Olimpíada do Rio, a seleção da Argentina fará parte do Grupo A, o mesmo do Brasil. Completam a chave Rússia, Japão, Coreia do Sul e Camarões. As quatro primeiras seleções de cada grupo se classificarão para as quartas de final, fase a partir da qual os duelos serão eliminatórios. O torneio será disputado entre 6 e 21 de agosto. Conhecidas como “Las Panteras”, as argentinas não compartilham da mesma tradição da seleção masculina, que chegou a ganhar a medalha de bronze nos Jogos de Seul 1988.

Amistosos

Os dois amistosos da Argentina em Campinas serão contra a Seleção Brasileira Sub-20, no Ginásio do Taquaral. O primeiro duelo acontecerá no dia 29, às 19h30, e no dia seguinte, sábado, às 17h.

Os ingressos para as duas partidas começarão a ser trocados por um quilo de alimento na próxima quinta-feira, nas bilheterias do Ginásio do Taquaral, que funcionam entre 9h e 18h. As trocas continuam nos dias dos jogos a partir das 9h. Cada torcedor poderá adquirir quatro entradas. Clientes do Banco do Brasil terão direito a uma pré-troca, a partir de quarta-feira. (AAN)