Publicado 12 de Julho de 2016 - 20h10

Uma das obras que integram a exposição 'Catadores', do Sesi-SP

Divulgação

Uma das obras que integram a exposição 'Catadores', do Sesi-SP

O projeto Espaço Galeria Sesi-SP apresenta, entre a partir destas sexta-feira (15), até 27 de agosto, no Sesi Campinas, a exposição 'Catadores'. Na mostra, fotógrafo e escultor articulam linguagens e diversos suportes para traduzir um olhar sobre o catador, um transformador de restos da paisagem urbana. A visitação é gratuita.

Daniel Moreira documenta, articula e reflete sobre o que divide a fronteira entre homem e bicho por meio da fotografia. Pode-se dizer que as imagens estão de sobremaneira expostas, porque estão à flor da pele.

Carro-objeto modelado em sucata, que integra a exposição 'Catadores'

Leandro Gabriel apresenta seu Carro-objeto (foto) modelado em sucata. O artista, um catador por excelência, permite que seus achados permaneçam evidentes na pele de suas esculturas.

Costurando a narrativa da exposição, o vídeo 'Cotidiano', produzido pelos dois artistas, apresenta os pés de um catador em uma caminhada infindável, criando condições de equivalência em uma reflexão sobre degradação e resistência.

'Catadores' propõe um percurso estético atrelado ao deslocamento de personagens reais em busca de achados entre as imagens e o refugo gerado pela produção de bens de consumo, oferecendo assim uma imersão nos aspectos existenciais e poéticos da procura, do encontro e da inter-relação entre artistas e catadores.

Projeto Espaço Galeria

'Catadores' faz parte do projeto Espaço Galeria SESI-SP, que apresenta mostras itinerantes de diferentes técnicas e formatos. Criada em 2013, a iniciativa oferece exposições de artes visuais especialmente desenvolvidas para os centros de atividades do Sesi-SP, propiciando a circulação de obras originais com embasamento curatorial e expografia específica.

Daniel Moreira e Leandro Gabriel

Daniel Moreira (1978) vive e trabalha em Belo Horizonte. Graduado em comunicação, busca o diálogo entre processos ou situações documentais e as artes visuais utilizando a fotografia como suporte. Atualmente vem dedicando o seu trabalho à exploração dos sentimentos e condições humanas. Em suas obras destaca-se um olhar que humaniza o mundo em suas relações diversas com o imaginário, o ser humano e o consumo.

Leandro Gabriel nasceu Belo Horizonte, em 1970. É formado em Educação Artística pela Fundação Escola Guignard e pós-graduado em Arte pelo Centro de Pesquisa de Minas Gerais. Há 26 anos o artista plástico vem desenvolvendo seu trabalho de transformação da sucata de ferro em arte. Seus objetos unem a solidez do ferro e a fortaleza da ferrugem com a sensibilidade do olhar e a fragilidade das mãos do artista, propondo um diálogo entre os elementos de engrenagem do progresso urbano.

Serviço

O quê: exposição 'Catadores'

Quando: a partir de sexta-feira (15), até 27 de agosto; de terça a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 14h às 19h (exceto feriados)

Onde: Sesi-Amoreiras (Avenida das Amoreiras, 450, - Entrada pela Rua Francisco de Assis Iglesias s/n - Parque Itália, Campinas)

Quanto: entrada franca

Informações e agendamento para visitas educativas: 3772-4184 / 3772-4183