Publicado 13 de Julho de 2016 - 22h37

Por Agência Anhanguera de Notícias

Moradores do bairro protestaram contra instalação de uma torre de celular TIM dentro de uma casa do bairro

Dominique

Moradores do bairro protestaram contra instalação de uma torre de celular TIM dentro de uma casa do bairro

Moradores do bairro Nova Europa, em Campinas, impediram nesta quarta-feira que a TIM instalasse uma antena no quintal de uma casa na Rua Ademar Maia, na esquina com a Rua Belmiro Dias, em Campinas.

Segundo os moradores, a operadora não tinha documentação e alvará para instalação da antena. Um fiscal da obra confirmou no local que não havia autorização para colocar o equipamento, engrossando o pedido dos vizinhos para que a equipe deixasse o bairro, o que aconteceu após a chegada da Guarda Municipal (GM).

“Os moradores são totalmente contra a instalação pela questão da radiação e de possivelmente causar câncer. Não há uma prova que diga que sim, mas na dúvida é melhor prevenir”, afirmou o diretor da Associação de Moradores do Jardim Nova Europa, Cássio Cley Ferreira de Lima.

A dona de casa Liana Rodrigues, 79, ressaltou que o local não precisa de mais agentes nocivos. “A gente já sofre com o vento, com a poeira, com as queimadas. E agora esse morador ainda vem com isso?”, questionou. “O que está acontecendo aqui é uma irregularidade porque o morador está querendo instalar uma torre de celular, e a gente sabe que tem toda uma legislação que não está sendo cumprida. Nem o alvará eles tem”, declara Conceição da Silva, 65.

Prefeitura confirma que operadora de celular não tinha alvará

A Prefeitura de Campinas confirmou que a operadora não tinha alvará para instalação. “Em consulta no Sistema de Protocolo e em nossos arquivos, não consta pedido e aprovação de licença de instalação para Sistema de Transmissão de Rádio, Televisão, telefonia e telecomunicação em geral no local mencionado”, informou em nota. A TIM declarou que segue rigorosamente as normas vigentes para instalação de seus equipamentos e que irá apurar o ocorrido. Para instalação de antenas, há uma série de medidas a serem cumpridas e de documentos a serem entregues, como o registro do imóvel, cópia do IPTU, termo de ciência, certidão negativa de débitos, o projeto em si, entre outros.

Escrito por:

Agência Anhanguera de Notícias