Publicado 12 de Novembro de 2015 - 14h17

A diversidade de atrativos naturais e culturais do Brasil está inspirando cada vez mais os turistas de São Paulo a viajarem pelo país. O boletim de intenção de viagem do Ministério do Turismo revela que 82,7% dos potenciais viajantes da capital paulista afirmam ter preferência por destinos turísticos nacionais. Em comparação com o índice registrado no mês de outubro de 2014, houve um crescimento de 9,1%.

No âmbito nacional, a análise de intenção de viagem revelou que 84,1% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses afirmam preferência por destinos turísticos nacionais. O índice é o maior registrado nos últimos seis anos e representa um crescimento de 8,3% em comparação com o mês de outubro do ano anterior. “Nosso país, cada vez mais, se consolida como um destino atraente, com opções para todos os perfis de viajante”, disse o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. “São destinos que se tornam mais competitivos e com potencial para movimentar a economia e gerar desenvolvimento regional”, afirmou.

Em relação aos meios de transporte, 42,3% dos moradores da capital paulista que desejam viajar nos próximos seis meses afirmam ter preferência pelo automóvel, índice que cresceu 35,5% em comparação com o mês de outubro do ano anterior. O estudo revela também que 41,9% dos potenciais turistas de São Paulo pretendem hospedar-se na casa de parentes e amigos na próxima viagem. Os hotéis e pousadas ficaram em segundo lugar na preferência dos turistas paulistanos (41,1%).

A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é realizada todos os meses com duas mil pessoas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. As sete capitais brasileiras monitoradas representam 70% do fluxo turístico do Brasil.