Publicado 15 de Novembro de 2015 - 0h00

Por Renata Rondini/Especial para a AAN

O Rogers Centre, em Toronto, estádio do time de baseball Toronto Blue Jays

Divulgação

O Rogers Centre, em Toronto, estádio do time de baseball Toronto Blue Jays

Nesta quinta e última reportagem do Especial Canadá, O Turismo explora Toronto pelo viés do esporte. E quem é fã sempre dá um jeito de combinar viagem com uma partida ou disputa interessante. Por que não usar a máxima de unir o útil ao agradável? Sede da última edição dos Jogos Pan-Americanos, Toronto, no Canadá, se encaixa perfeitamente no perfil de quem busca combinar turismo com uma programação esportiva. Marcar presença em estádios ou ginásios é uma experiência autêntica de se sentir um pouco como a população local.

Os canadenses têm a cultura esportiva enraizada desde muito cedo nas escolas e, portanto, a prática de atividade física é uma constante pelas ruas de Toronto. Nos dias quentes e ensolarados do Verão, há pessoas praticando corrida ou jogando baseball ou futebol americano à beira do lago Ontário. E quando se fala em esporte e Canadá, logo vem à cabeça o hóquei, afinal os principais nomes da modalidade são do país. Mas outros esportes também lotam os estádios como basquete, baseball, futebol e futebol americano. E Toronto tem times dessas modalidades à disposição para o turista acompanhar eventos que são verdadeiros shows. É só checar as datas da temporada, garantir o ingresso com antecedência e embarcar em uma deliciosa viagem esportiva.

Além disso, uma rota pelas estruturas que sediaram os Jogos Pan-Americanos ajuda a incrementar a estada em Toronto. Um local a ser visitado é o Distillery District, área revitalizada para abrigar lojas, galerias de arte e prédios residenciais, mas que tem nos bares a principal referência, onde estava localizada a Vila Pan-Americana. Parte dos 1.250 apartamentos da Vila será alojamento de uma faculdade, outros integrarão um programa social do Governo e os prédios mais chiques foram disponibilizados ao mercado imobiliário.

Do hóquei ao futebol

O hóquei no gelo é o esporte do canadense, e praticamente todas as grandes cidades do país tem um time, mas Toronto não só apresenta um dos mais famosos e lucrativos da NHL (National Hockey League), o Toronto Maple Leafs, como também tem equipe de basquete (NBA), futebol e baseball. E todos proporcionam jogos que são um verdadeiro show técnico e de entretenimento, transformando-se em excelentes programas em família, principalmente para as crianças.

Muitos sonham em disputar a NHL composta por times dos Estados Unidos e Canadá. As partidas do Toronto Maple Leafs acontecem de outubro a abril, no Air Canada Centre e justamente por ser um dos times mais fortes da Liga, conseguir entradas para suas partidas é uma disputa à parte. Mas sem dúvida, vale muito a pena. Caso não consiga entrada, não se desespere, vale acompanhar o jogo no Bar Real Sports, que fica ao lado do Air Canada Centre e é o quartel general do Leafs. Outra opção, é assistir aos jogos do Toronto Marlies, outro time de Toronto que disputa a AHL (American Hockey League) — tipo uma segunda divisão do hóquei. Já os amantes do basquete têm a chance ver ao vivo o Toronto Raptors, entre o final de outubro a maio (caso o time passe para os playoffs finais) também no Air Canada Centre. A equipe conta atualmente com dois brasileiros em seu elenco: o ala Bruno Cabloco e o pivô Lucas Nogueira. Agora, para quem é fã de baseball, o lugar certo é o Rogers Centre, onde aconteceram as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Pan-Americanos 2015, ao lado da CN Tower. É a casa do Toronto Blue Jays e as partidas acontecem de abril a outubro (caso o time chegue aos playoffs finais da Major League Baseball).

Foto: Divulgação

Futebol: Jogador do Toronto FC (MLS) no BMO Field

Futebol: Jogador do Toronto FC (MLS) no BMO Field

Para quem for acompanhar o Blue Jays, única equipe da MLB de fora dos Estados Unidos, aproveita para visitar a CN Tower, principal ponto turístico de Toronto que está a quatro minutos a pé do Rogers Centre e se preferir inclua no programa uma refeição no restaurante giratório 360º no alto da torre, que proporciona belas vistas (é sempre bom reserva com antecedência pelo site www.cntower.ca/en-ca/360-restaurant).

Com a reserva no restaurante, você ganha a visita na torre, porém não até ao SkyPod (observatório a 447 metros de altura), para chegar até lá é necessário um ticket extra.

O Rogers Centre é também a casa do Toronto Argonauts, time de futebol canadense (uma versão com o mesmo princípio do futebol americano, apenas com uma ou outra diferença). Os jogos acontecem entre junho e novembro.

Acompanhar esportes sem tradição no Brasil, como o hóquei e baseball, sem dúvida é uma chance de ouro, mas brasileiro gosta mesmo de um bom futebol, o que Toronto também oferece, mas o torcedor brasuca não pode chegar ao BMO Field (Exhibition Place) com grandes expectativas, afinal ele não irá acompanhar uma rodada de Brasileirão. O estádio, que foi palcos dos jogos de rúgbi de sete durante o Pan-Americano, é a casa do Toronto FC. O clube disputa a Major League Soccer (MLS) e já teve em seu elenco o goleiro da seleção brasileira Júlio César. As partidas acontecem de março a outubro.

O BMO Field está localizado no Exhibition Place, lugar que sediou o Parque Pan-Americano durante os Jogos Pan-Americanos deste ano. As competições de vôlei, handebol, vôlei de praia, ginástica, entre outras e o centro de mídia ficaram alocados no Exhibition, alguns em estruturas temporárias e outras em áreas esportivas fixas como o Ricoh Colesium, onde a equipe de ginástica rítmica do Brasil faturou a medalha de ouro no conjunto no Pan, e é a casa do time de hóquei Marlies. Todas as equipes têm venda de ingressos pela internet, e comprar antecipado é sempre bom. Portanto, arrume a mala e embarque nesta dobradinha turismo e esporte em Toronto.

Exercite-se e conheça a cidade

No Verão, ou no Inverno, destino pode, e deve ser explorado em caminhadas

Mesmo sendo um apaixonado por esporte e querendo viver toda a cultura dos jogos, Toronto disponibiliza muitas outras atrações mesmo para quem só quer caminhar pelas ruas, afinal é a cidade mais cosmopolita do Canadá. É uma verdadeira mistura de cores, sabores e comportamentos. Um pequeno exemplo disso é o Kensington Market. O nome vem por conta de uma rua, mas na verdade é um bairro multicultural cheio de padarias, queijarias, bares, restaurantes, uma infinidade de lojas com os mais variados produtos, bancas de frutas, temperos e muitos artistas de rua. Portanto, passear nessa região central de Toronto é simplesmente uma viagem pelo mundo e vale aproveitar cada detalhe: da banda de blues no meio da rua à degustação dos queijos. A arquitetura da região com casas no estilo vitoriano. Desde 2006, Kensington Market foi denominado Patrimônio Histórico Nacional. E na região central vale uma parada para quem sabe um brunch ou um jantar no Lisa Marie (Rua Queen West, 638 — Centro de Toronto). Um local despojado, com hambúrgueres, tapas, pratos simples, coquetéis e cervejas especiais. E não deixe de degustar: as panquecas com hambúrguer de porco acompanhado de salada verde e maple syrup, acompanhadas do cold brew coffee (café gelado).

Foto: Divulgação

O Rogers Centre

O Rogers Centre

Com um sistema de transporte público eficiente, Toronto é uma cidade tranquila para circular. Com metrô, trens, street car e ônibus, nenhum turista tem problema para ir e vir e conhecer as belas paisagens da maior cidade canadense. E em qualquer estação do ano, o local tem seu encanto e sua programação. O Verão proporciona dias bem quentes e um anoitecer tarde. Já o Inverno traz a fartura de neve, o que pode ser um grande atrativo para os brasileiros. Entre dezembro e março, as temperaturas vão abaixo de zero. Para quem gosta de caminhar pelas ruas e aproveitar as atividades ao ar livre, a estação é uma boa pedida (de junho a setembro). E aí uma visita às Ilhas Toronto é obrigatória. Somente de lá, é possível fazer a tradicional imagem skyline de Toronto com a CN Tower inteira. Para isso, fique atento à posição do Sol e o indicado é ir pela manhã. As balsas saem de Harbourfront em direção ao local, que é formado por um aglomerado de pequenas ilhas, sendo as principais: Centre Island, Hanlan’s Point e Ward’s Island.

Para conhecer bem as Ilhas Toronto, somente a pé ou de bicicleta (há para alugar no local). Com restaurantes, parques arborizados, praias e parque de diversão, o lugar é ideal para passar um dia ensolarado em família. As crianças, principalmente, amam as Ilhas Toronto e não tem um adulto que não relaxe por lá. E porque não sair um pouco mais distante de Toronto e visitar as famosas Cataratas do Niágara, que está localizada na divisa entre os Estados Unidos e o Canadá. Outro local que conforme a estação do ano tem um visual totalmente diferente. O passeio de barco (os chamados Maid of the Mist), que vai próximo a principal queda, a Horseshoe Falls que fica do lado canadense, é irrecusável. Há diversos pontos de observação das Cataratas de Niágara, que estão a 130km de Toronto, sendo um deles a Skylon Tower. Um almoço no restaurante do hotel Sheraton on the Falls também proporciona uma bela observação das Cataratas e ainda há uma sacada estrategicamente posicionada para os turistas fazerem imagens. Mas se o céu é o limite, ainda é possível contratar passeios de helicóptero no local.

Foto: Divulgação

Jogo de basquete do Toronto Raptors (NBA), no Air Canada Centre

Jogo de basquete do Toronto Raptors (NBA), no Air Canada Centre

Temporada das equipes de Toronto

HÓQUEI

Toronto Maple Leafs (NHL)

Site: mapleleafs.nhl.com

Temporada: outubro a abril

Local: Air Canada Centre

www.theaircanadacentre.com

Toronto Marlies (AHL)

Site: www.marlies.ca

Temporada: outubro a

abril

Local: Ricoh Coliseum

http://ricohcoliseum.com

BASQUETE

Toronto Raptors (NBA)

Site: www.nba.com/raptors

Temporada: outubro a maio

Local: Air Canada

Centre

www.theaircanadacentre.com

BASEBALL

Toronto Blue Jays (MLB)

Site: toronto.bluejays.mlb.com

Temporada: abril a outubro

Local: Rogers Centre

www.rogerscentre.com

FUTEBOL

Toronto FC (MLS)

Site: www.torontofc.ca

Temporada: março a outubro

Local: BMO Field (Exhibition Place)

FUTEBOL CANADENSE

Toronto Argonauts

Site: www.argonauts.ca

Temporada: junho a

novembro

Local: Rogers Centre

Escrito por:

Renata Rondini/Especial para a AAN