Publicado 11 de Novembro de 2015 - 17h01

Por Maria Teresa Costa

Maria Teresa Costa

Da Agência Anhanguera

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O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse ontem que as negociações para que a implantação das marginais na Rodovia Santos Dumont estão sendo finalizadas e que a concessionária Colinas irá realizar a obra. Segundo ele, faltam apenas alguns detalhes na revisão do contrato de concessão, uma vez que as marginais não fazem parte das exigências da concessão. Serão sete quilômetros de marginais entre os km 70 e km 77, que irão aliviar os congestionamentos e o acesso ao Aeroporto Internacional de Viracopos. A Colinas informou ontem que fará a obra, mas não adiantou as alterações que ocorrerão no contrato de concessão.

A construção, no entanto, preocupa moradores e comerciantes localizados na Avenida Anton Von Zuben, às margens da rodovia, que temem ficar ilhados com as marginais.

Eles irão se reunir hoje a noite na Escola Benevenuto Figueiredo Torres, ao lado do Centro de Saúde do Jardim São José, para discutir ações que possam ser adotadas para evitar que as obras possam prejudica-los. “Se a marginal pegar uma parte da avenida já seremos afetados. Convidamos o secretario municipal de Transporte para nos informar como ficaremos. A obra é do Estado, mas a avenida é do Município” afirmou Lucio Rodrigues, da Comissão de Moradores da Rodovia. Segundo ele, cerca de 150 residências e 50 empresas poderão ser afetadas. “Queremos discutir possíveis alterações do projeto”, afirmou.

A obra, segundo anunciado em maio, está orçada em R$ 42 milhões e deverá ser concluída em 18 meses. O projeto executivo da construção, elaborado pela Colinas, já foi aprovado pela Agência de Transporte do Estado (Artesp). Ontem o governador disse que espera poder anunciar o projeto no final do mês, durante a inauguração do prolongamento do Viário Magalhães Teixeira, ligando as rodovias Anhanguera e Bandeirantes. Nesse mesmo dia, afirmou, que espera poder anunciar também o cronograma de duplicação da Rodovia Miguel Melhado. “Estou aguardando o projeto executivo da Melhado e a ideia é que, assim que termine o anel viário, duplicar a ligação de Vinhedo a Viracopos”, afirmou.

As marginais é uma aposta para desafogar o trânsito na rodovia, que é uma das principais vias de acesso a Campinas e registra constantes congestionamentos por excesso de tráfego,

Na Secretaria de Transporte e Logística o projeto da Miguel Mellhado está em fase de discussão técnica já que agora chegou-se a um consenso de como deverá ser a duplicação. O projeto de duplicação, que inclui construção de marginais e um viaduto na região do Campo Belo, foi desenvolvido pelo Departamento de Estrada de Rodagens (DER).

O projeto inicial previa o alteamento da pista em frente ao bairro São Domingos em 400 metros de extensão. Estimado em R$ 187 milhões, o projeto foi rejeitado pelos moradores do Campo Belo, porque o alteamento em 400 metros de extensão seccionaria os bairros. Depois de muitas discussões, chegou-se a um novo projeto, onde irá se manter o alteamento, mas com um viaduto, de forma que permaneça a ligação, por baixo, entre os dois lados da pista e uma ciclovia bidirecional acompanhando o trajetoO custo do novo projeto subiu para R$ 207 milhões.

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Maria Teresa Costa