Publicado 10 de Novembro de 2015 - 18h30

Por Adriana Leite e Silva

Adriana Leite

DA AGÊNCIA ANHANGUERA

[email protected]

O Aeroporto Internacional de Viracopos foi o quarto melhor avaliado pelos passageiros que utilizaram terminais brasileiros no terceiro trimestre deste ano. Pesquisa da Secretaria de Aviação (SAC) da Presidência da República que mede a satisfação dos passageiros divulgada, ontem, mostrou que o terminal de Campinas foi o melhor em 11 dos 48 indicadores analisados no estudo. A nota de Viracopos foi de 4,36. O primeiro posto no ranking geral foi ocupado pelo Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba. A nota do terminal foi de 4,51.

De acordo com as informações da SAC, Viracopos foi o aeroporto melhor avaliado no País em tempo de fila da inspeção de segurança, rigor da inspeção de segurança, cordialidade dos funcionários da inspeção de segurança, disponibilidade de tomadas limpeza dos sanitários, disponibilidade de assentos na sala de embarque, limpeza geral do aeroporto, instalação de estacionamento de veículos, custo do estacionamento, valor dos produtos de lanchonetes/restaurantes e qualidade da sala vip (que atingiu a nota máxima de 5 junto com Brasília).

A pesquisa trimestral da SAC sobre satisfação dos passageiros nos 15 maiores terminais do País tem uma escala de pontuação de 1 a 5. O resultado do terceiro trimestre mostrou que a média apurada no período foi de 4,15. Viracopos está acima da média nacional. Segundo a pesquisa, 84% dos 13 mil passageiros consultados entre os meses de julho, agosto e setembro deram notas de 4 a 5 para seus aeroportos. Conforme as informações, o Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, foi o terminal que mais evoluiu em relação ao período anterior.

Apesar de estar entre os cinco melhores do País, Viracopos caiu em relação ao primeiro trimestre, quando foi considerado o melhor do País. Em nota, a Aeroportos Brasil Viracopos, que administra o terminal, informou que “investe constantemente para melhorar a experiência dos passageiros em voar pelo aeroporto de Viracopos. Apesar da pequena queda na posição, a nota geral do aeroporto foi praticamente a mesma: 1º trimestre de 2015: 4,38; 3º trimestre de 2015: 4,36”.

A empresa ressaltou ainda que “além disso, dos 48 itens avaliados, Viracopos teve 40 notas acima de 4 (meta recomendada pela SAC) e ficou em primeiro lugar em 11 itens, como disponibilidade de assentos na sala de embarque; limpeza geral; disponibilidade de tomadas; e instalações de estacionamento de veículos”.

A concessionária afirmou na nota que “ Viracopos possui uma equipe multidisciplinar para estudar e analisar o resultado das pesquisas realizadas no terminal, assim como para elaborar planos de ações na busca da melhora contínua dos serviços prestados pelo aeroporto. As avaliações internas de Viracopos e a pesquisa da SAC apresentam resultados similares, respeitando as metodologias de cada uma”.

Fim de Ano

Até agosto deste ano, Viracopos registrou quase 7 milhões de passageiros. Com a chegada do final de ano, o fluxo de pessoas aumenta e a concessionária já se prepara para atender a demanda crescente de público. Na nota, a empresa informou que “Viracopos realiza operações especiais em períodos de alta demanda, como o fim de ano. Entre as ações estão o aumento no número de colaboradores, como atendimento aos passageiros (Posso Ajudar?), segurança, manutenção e limpeza; e plantão gerencial durante o período”.

A concessionária informou recentemente que irá finalizar as obras do novo terminal em dezembro. Com a entrega da área, a expectativa é com a transferência dos voos domésticos para o local. Os voos internacionais já operação no Píer A desde 2014. A concessionária informou que “a transferência operacional de voos do T0 para o T1 está sendo elaborada em parceria com as companhias aéreas, por ser um período de alta demanda”.

Mais voos

Com a chegada da alta temporada, a quantidade de voos domésticos e internacionais vai aumentar em Viracopos. A Azul Linhas Aéreas Brasileiras informou ontem que irá oferecer mais 530 voos saindo do terminal nos próximos três meses. De acordo com a companhia aérea, os três grandes aeroportos paulistas (Viracopos, Congonhas e Guarulhos) terão de cerca de mil voos extras. O reforço de operações será em 15 destinos nacionais, principalmente para o Nordeste. A empresa informou que alguns serão novos mercados temporários.

No País todo, serão 4,5 mil voos. Nos destinos internacionais, Viracopos passará a contar com dois voos diários para Fort Lauderdale/Miami e Orlando. Já a Azul Viagens terá mais de mil voos dedicados durante a alta temporada.

Elemento

Os aeroportos mais bem avaliados pelos passageiros no terceiro trimestre deste ano:

1° Aeroporto Internacional Afonso Pena - Curitiba/PR

2° Aeroporto Internacional de Governador Franco Montoro - Guarulhos/SP

3° Aeroporto Internacional de Gilberto Freyre - Recife/PE

4° Aeroporto Internacional de Viracopos - Campinas/SP

5° Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante - Natal/RN

Fonte: Secretaria de Aviação Civil (SAC)

Escrito por:

Adriana Leite e Silva