Publicado 11 de Novembro de 2015 - 21h47

Por France Press

Antes da venda em Genebra, o valor do diamante era estimado entre 35 e 55 milhões de dólares

Fabrice Coffrini/France Press

Antes da venda em Genebra, o valor do diamante era estimado entre 35 e 55 milhões de dólares

Um espetacular diamante azul de 12,03 quilates foi leiloado na noite desta quarta-feira (11) em Genebra pela casa Sotheby's com o preço recorde de 43,2 milhões de francos suíços (40 milhões de euros, 43 milhões de dólares).

Segundo David Bennett, diretor da divisão de joalheria da Sotherby's internacional, trata-se do "preço mais alto por quilate" já obtido por um exemplar deste tipo de pedra preciosa. 

Antes da venda em Genebra, o valor do diamante era estimado entre 35 e 55 milhões de dólares.

"Trata-se do maior preço já alcançado por uma joia em leilão", declarou à AFP, dizendo-se "muito feliz por ter alcançado este recorde". Com a comissão paga pelo comprador, que fez o lance por telefone, o preço total do diamante foi de 48,634 milhões de francos suíços (45 milhões de dólares).

Para poder fazer lances para este diamante, era necessário fazer um registro e dar garantias à Sotheby's, por isto apenas os candidatos à compra que atendiam a certos requisitos particulares puderam participar efetivamente do leilão.

O diamante era o último lote desta venda de alta joalheria da Sotheby's, que encerrou seu tradicional leilão de joias excepcionais de novembro em Genebra.

Outro lote de destaque, um anel com um enorme rubi encrustado, que pertenceu à rainha Maria José da Bélgica, não teve comprador. O valor era estimado entre 6 e 9 milhões de dólares.

Mais sorte tiveram duas joias vendidas pelo ator escocês Sean Connery, muito comentadas pelas 200 pessoas que compareceram ao seu leilão. Um diamante pingente rosa-alaranjado de sua propriedade foi arrematado por 3,38 milhões de dólares, enquanto seu valor era cotado entre 1,2 e 2,4 milhões de dólares.

Um anel de diamantes, também pertencente ao eterno 007, foi arrematado por 200 mil dólares, sendo que os lances começaram em US$ 150 mil.

Escrito por:

France Press