Publicado 15 de Novembro de 2015 - 8h05

Por Luís César de Souza Pinto/Especial para a Metrópole

slk 300

Divulgação

slk 300

Quem curte a sensação de dirigir com o vento roçando o rosto e tem bala na agulha para gastar mais de R$ 250 mil é potencial comprador da nova versão do Mercedes SLK 300. O esportivo, já disponível nas revendas da marca alemã no Brasil, é equipado com motor 2.0 turbo de 245 cv e um inédito câmbio automático de nove velocidades. Como é típico da linha SLK desde sua introdução, o longo e elegante capô é elemento predominante no visual do carro. Ele se harmoniza dinamicamente com a ampla grade dianteira, projetada para a frente e onde se destaca a estrela da Mercedes-Benz. A cabine recuada reforça o caráter esportivo do modelo. Quando o teto é aberto, duas barras de proteção anticapotagem, em forma de arco, ficam expostas e criam um novo elemento estético.

slk 300

O estilo marcante é replicado no interior do SLK. Mesmo com as dimensões mais compactas da categoria, o roadster oferece ao condutor e ao acompanhante um ambiente agradável que combina acabamento refinado, ergonomia cuidadosamente estudada e alta qualidade de materiais. Bem equipado, o modelo tem itens como ar-condicionado digital de duas zonas, sistema multimídia com tela de sete polegadas, GPS, DVD, comandos do sistema de som e telefone, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória e volante multifuncional.

slk 300

O SLK 300 possui, ainda, sistemas de assistência que alertam o motorista sobre situações de risco e ajudam a prevenir acidentes. O modelo traz de série o Attention Assist, que detecta sinais de sonolência e emite avisos sonoro e visual de alerta, sugerindo uma parada para descanso. Outro dispositivo de assistência é o Parktronic que, por meio de sensores, auxilia o condutor a encontrar vagas e estacionar o automóvel.

O teto panorâmico é um dos grandes atrativos do modelo, com abertura e fechamento em apenas 20 segundos. Além disso, para ampliar o conforto e permitir que os ocupantes desfrutem plenamente do passeio, um sistema batizado de Airguid reduz a ação do vento dentro da cabine quando a capota está baixada.

Fôlego sem descuidar da economia

Outro destaque do SLK 300 é seu conjunto mecânico. O novo motor 2.0 turbo desenvolve 41 cv a mais de potência do que o antigo propulsor da versão SLK 250 – no total, são 245 cv que levam o carro de 0 a 100km/h em 5,8 segundos e a uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 250km/h.

slk 300

No lugar da transmissão automática de sete velocidades, o modelo agora vem com uma moderna transmissão de nove marchas, que foca na economia de combustível. Esse câmbio tem três modos de condução: manual, econômico e esportivo. O novo SLK 300 também conta com o sistema Start & Stop, que desliga o motor automaticamente quando o carro para em um semáforo, por exemplo, e volta a ligá-lo assim que o motorista tira o pé do freio.

Escrito por:

Luís César de Souza Pinto/Especial para a Metrópole