Publicado 15 de Novembro de 2015 - 8h06

Por Thaís Jorge

03/11/2015 - Metrópole - Metrópole visitou restaurante D'autore, no Cambuí. 



FOTO: Diogo Zacarias/ Especial AAN

Diogo Zacarias

03/11/2015 - Metrópole - Metrópole visitou restaurante D'autore, no Cambuí. FOTO: Diogo Zacarias/ Especial AAN

A sutileza que vai dos pratos à decoração assinada pelo arquiteto Otto Felix é a primeira a fisgar quem passa pela esquina na Rua dos Bandeirantes, no Cambuí. Inaugurado há pouco mais de dois meses, o D’autore Restaurante tem a proposta de oferecer exclusividade e gastronomia com assinatura ao cliente em um ambiente acolhedor e repleto de design. No comando das panelas, está o chef Laurent Hervé, que traz na bagagem experiências de peso em cozinhas do mundo todo e, consequentemente, influências das mais especiais, com um toque do contemporâneo e do artesanal.

Foto: Diogo Zacarias

Mil folhas de limoncello, com morango, manjericão e azeitonas

Mil folhas de limoncello, com morango, manjericão e azeitonas

Logo na entrada, o ceviche com banana abre o apetite e chama a atenção pelo sabor e pela beleza. Preparado com peixe namorado, é acompanhado por banana, pimenta dedo-de-moça e cebola roxa, além do leite de tigre (preparação peruana para o ceviche). Outras opções são a bruschetta de cordeiro, o steak tartar na faca e a salada de queijo de cabra, igualmente tentadores. Para os que preferem beliscos, por lá apelidados de belisquetes, há queijo coalho com melaço, croquete de jamón e maçã e barriga de porco crocante, entre um tanto de itens caprichados.

03/11/2015 - Metrópole - Metrópole visitou restaurante D'autore, no Cambuí.         FOTO: Diogo Zacarias/ Especial AAN

Para o principal é possível seguir o menu executivo ou pedir à la carte. O destaque fica para a lula assada, com chorizo e girassol. Risotos, massas e carnes dividem espaço em um cardápio versátil, que também tem pato confit, fettuccine de frutos do mar e lasanha aberta de ossobuco. Tudo isso pode ser harmonizado com vinhos da carta que tem mais de 120 rótulos.

Na sobremesa, a assinatura do chef Hervé se faz notar mais uma vez no mil folhas de limoncello, com morango, manjericão e azeitonas, combinação surpreendente, assim como a que leva morangos puxados na tubaína, com sorvete de pistache e arlette crocante. “A ideia, desde o início, foi trazer o novo para Campinas. E isso vai dos pratos à decoração”, conta a proprietária da casa, Georgea Lima Henriques, que frisa a preocupação com o alimento. “Sempre trabalhamos com produtos sazonais e frescos. A proposta é oferecer a experiência do exclusivo, do assinado”, pontua. Se depender da sinergia entre ambiente e o que sai da cozinha, a missão certamente está cumprida.

Foto: Diogo Zacarias

Ceviche de peixe e banana

Ceviche de peixe e banana

Ceviche de peixe e banana

INGREDIENTES

_7 cubos de peixe branco (150g)

_1 copo de suco de limão batido com repolho roxo, salsão, beterraba, cebola e alho

_½ banana em cubos

_1 colher (sopa) de vinagrete de pimentão com cebola e ciboulette picada (corte batonnet)

_5 lâminas de pimenta dedo-de-moça

_Lâminas de rabanete, cebola roxa crua

_Flor de sal, pimenta-do-reino moída, azeite, coentro e endro (dill)

PREPARO

Tempere o peixe com suco de limão, cebola e os condimentos por dez minutos. Coloque uma colher (sopa) de banana em cubos com o vinagrete de pimentão no prato. Por cima, disponha delicadamente o peixe com o caldo. Acrescente flor de sal e pimenta moída. Finalize com anéis de cebola, pimenta dedo-de-moça, folhas de ervas da mistura, ciboulett, coentro, rabanete e azeite. Sirva frio.

Restaurante D’autore

Rua dos Bandeirantes, 313, Cambuí, Campinas, f. (19) 3307-3921

De terça a sábado, das 12h às 15h e das 19h até o último cliente; domingo, das 12h às 16h

Escrito por:

Thaís Jorge