Publicado 09 de Novembro de 2015 - 16h21

Por Vilma Gasques - Especial para Metrópole

cursos

Divulgação

cursos

Foto: Divulgação

Aulas de culinária podem ser associadas ao estudo de idioma no Exterior: aprendizado saboroso

Aulas de culinária podem ser associadas ao estudo de idioma no Exterior: aprendizado saboroso

O interesse do brasileiro por intercâmbios de estudo e trabalho, que possibilitam ao aluno aperfeiçoar o idioma e desempenhar uma atividade profissional por até 20 horas semanais, é crescente. Porém, quem não se atrai por essa modalidade tem como opção investir em cursos combinados, mais prazerosos. “Eles propõem o estudo do idioma associado a uma atividade ou curso de interesse específico. São indicados para quem deseja ter proficiência na língua e desenvolver alguma outra habilidade, seja como hobby ou para aprofundar conhecimentos de uma área de interesse profissional ou pessoal”, informa a gerente de vendas da Experimento Intercâmbio Cultural de Campinas, Ligia Bertoncini.

Foto: Divulgação

Surf no Havaí...

Surf no Havaí...

Esses cursos podem aliar o estudo do inglês com aulas do idioma voltado para negócios, direito ou preparatórias para exames de proficiência. “O inglês também pode ser combinado a aulas de artes, design, cinema ou surf. Outras possibilidades são aulas de italiano associadas com culinária italiana, história da arte ou design, e de espanhol com aulas de culinária mediterrânea, dança, tênis, golfe ou mergulho”, lista a gerente. Os programas costumam ser bem flexíveis e exigem no mínimo duas semanas de participação. Alguns sequer têm como pré-requisito um nível mínimo de domínio da língua estrangeira.

Foto: Divulgação

...e cinema em Nova York estão entre as opções oferecidas pelos programas da Experimento

...e cinema em Nova York estão entre as opções oferecidas pelos programas da Experimento

Na avaliação de Ligia, a experiência que resulta de um curso combinado é muito rica. “Além de aprimorar o idioma, o participante estará junto de outros com os mesmos interesses, fazendo network e aprendendo o vocabulário específico da habilidade escolhida. Ao fazer um combinado, principalmente com negócio ou direito, a pessoa se sente mais preparada para entrevistas e mercado de trabalho”, comenta.

“Temos uma procura muito grande de universitários e profissionais que já estão no mercado de trabalho, têm pouco tempo e querem aproveitar as férias da universidade ou da empresa para aprimorar o idioma e, ao mesmo tempo, adquirir vocabulário da sua área profissional”, comenta a gerente de vendas da Experimento. Ligia diz que tem observado um aumento no número de pessoas que querem desenvolver o terceiro idioma, daí a busca por espanhol e italiano atrelados a outra atividade.

Os cursos combinados oferecidos pela Experimento têm como principais destinos Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Itália e Espanha. Um consultor orienta a escolha do local e do curso.

Escrito por:

Vilma Gasques - Especial para Metrópole