Publicado 11 de Novembro de 2015 - 5h30

A falta de produtos nas gôndolas dos supermercados aumentou em setembro deste ano, segundo dados da empresa de monitoramento NeoGrid. O percentual de vezes em que o consumidor não encontrou o produto que procurava chegou a 3,2%, contra 2,68% em agosto. As vendas perdidas devido à falta de itens na gôndola atingiram o maior nível desde outubro do ano passado. De acordo com a pesquisa, em 43,21% dos casos o que gerou a falta de produto nas prateleiras foram problemas logísticos - uma consequência de negociações mais demoradas entre varejistas e fornecedores por causa daforte volatilidade nos custos provocada, entre outras coisas, pelo impacto do câmbio. “O varejo continua receoso, comprando menos, com medo de que a mercadoria fique encalhada na gôndola”, disse em nota Robson Munhoz, diretor de relacionamento, varejo e indústria da NeoGrid A maioria dos casos de falta de produto ocorreu, porém, por falha de execução nas lojas. Esses casos foram 56,04% do total, a maior parte deles por diferença no número de produtos que consta no sistema de informações da loja e a quantidade de fato disponível para venda. (Agência Estado)