Publicado 13 de Novembro de 2015 - 5h30

Um bom programa para o dia da Proclamação da República, no domingo, será levar a família para conferir o 27 Encontro de Colecionadores de Miniatura de Campinas e Região, que reunirá mais de 50 expositores na Estação Cultura, na Vila Industrial. Serão mais de 10 mil miniaturas em exposição e algumas disponíveis para compra e troca. O evento começa às 8h30 e a entrada é gratuita. De acordo com um dos organizadores, Acácio José Tavares, de 52 anos, o encontro avança a cada edição. Acontece todo terceiro domingo do mês na Estação. “As pessoas poderão encontrar edições raras de miniaturas. A principal marca entre os colecionadores é a Hot Wheels”, explicou Tavares. O encontro é organizado pela Diecast Collectors, e entre os expositores há aqueles que possuem mais de mil carrinhos.

O nome Diecast significa brinquedos em miniatura feitos em metal injetado. Esses brinquedos são há anos oferecidos em coleções por grandes marcas como Greenlight, California (M2 Machines), Dinky, Matchbox, Corgi, Maisto, Hot Wheels, Willy, Johnny Lightning, Jada, Kyosho, dentre outras, que produzem modelos de automóveis, motocicletas, veículos militares e aviões, soldados em escala. De acordo com Tavares, colecionadores de São Paulo, Santa Bárbara d’Oeste, Americana e demais cidades da região confirmaram presença. A maioria dos colecionadores, explicou o organizador, envolve mais membros da família na coleção. Assim como Tavares. “Minha esposa Roselaine, meus filhos e eu colecionamos. Eu comecei em 2011 a pegar gosto pela coleção”, contou Tavares.

É possível o visitante encontrar modelos de Hot Wheels, por exemplo, ao valor de R$ 250. Esse comércio paralelo e com valores bem mais altos é fruto de negociações e “lances” dados em comunidades na internet. “Os mais caros são aqueles modelos que não são encontrados no Brasil”, frisou Tavares. O encontro acontece até às 14h e espera reunir mais de 200 pessoas. Se você tiver uma miniatura que acredita que outros não tenham, é possível encontrar algum colecionador comprador no dia. Além disso, haverá sorteio de dois modelos, e caso queira participar a pessoa paga R$ 3,00 cada número e concorre. Inicialmente serão vendidos 100 números, com a opção de escolha conforme ordem de chegada. (Gustavo Abdel/AAN)