Publicado 10 de Novembro de 2015 - 17h20

Por Katia Fonseca

Cena do documentário

Divulgação

Cena do documentário "Malala", que estreia em Campinas dia 19 de novembro

A Prefeitura de Campinas, em parceria com a Fox Film do Brasil e a Rede Kinoplex de Cinema, leva 1.470 alunos dos 4º, 5º e 6º anos da rede municipal de ensino para assistir à pré-estreia do documentário “Malala”. O filme é exibido em duas sessões – a primeira nesta terça-feira (10) e a segunda na quinta-feira (12) –, na rede Kinoplex, no Parque d. Pedro Shopping.

O documentário, que estreia nos cinemas brasileiros em 19 de novembro, retrata a história de Malala Yousafzai, a jovem paquistanesa vencedora do Prêmio Nobel da Paz, que luta pelo direito de todas as crianças, principalmente as mulheres, à educação. A jovem foi ferida pelo Talibã quando um atirador atacou o ônibus escolar em que ela estava no Paquistão. Na época, a adolescente de 15 anos virou alvo do grupo por se tornar a porta-voz pela educação das garotas na região do vale do Swat.

“Essa parceria tem o objetivo de utilizar a linguagem do cinema para a construção do conhecimento. O documentário está diretamente relacionado à questão da educação. O contexto de vida de Malala só reforça as discussões atuais, como por exemplo o papel da mulher na sociedade”, explica o diretor pedagógico da Secretaria de Educação, Juliano Pereira de Mello. De acordo com ele, a história de Malala está sendo trabalhada em diversas unidades da rede. Depois da exibição do filme, o tema continuará sendo abordado nas escolas.

Escrito por:

Katia Fonseca