Publicado 10 de Novembro de 2015 - 3h02

Por Moara Semeghini

Luiza Helena Trajano, Virna e Silvia Quirós

Reprodução/ Thiago Fonseca

Luiza Helena Trajano, Virna e Silvia Quirós

A segunda edição do Prêmio Líderes Empresariais da Região Metropolitana de Campinas, promovida pelo grupo Lide Campinas, homenageou nesta segunda-feira (9) dez empresários que se destacaram em seus setores, e que, mesmo com a crise que afeta a economia brasileira, surpreenderam: não desistiram do mercado e fizeram suas empresas crescerem. A cerimônia ocorreu às 19h30 na Casa de Campo do The Royal Palm Plaza, em Campinas.

A empresária Luiza Helena Trajano, que comanda a rede Magazine Luiza há 24 anos recebeu uma homenagem especial no segundo Prêmio Líderes RMC 2015 - Lide Campinas. A trajetória da empresária, que é considerada uma das mulheres mais poderosas do Brasil, serve de inspiração e motivação para empreendedores brasileiros. "Precisamos levantar a autoestima do brasileiro", disse Luiza, ao receber o prêmio. "Vamos acreditar nesse País", completou a empresária, que é responsável pelo desenvolvimento de uma das redes do varejo mais conceituadas e conhecidas nacionalmente por sua presença em 16 Estados por onde se espalham 762 lojas da marca e oito centros de distribuição. 

O prêmio 'Empresário do Ano' ficou com Armindo Dias, fundador e presidente do Grupo Arcel (holding que detém o controle do Royal Palm Hotels & Resort, concessionárias de veículos do Grupo Tempo, agência MKT Contemporâneo e empreendimentos imobiliários). Em seu discurso, ao receber o prêmio, o imigrante português que chegou ao Brasil na década de 1950, aos 24 anos, disse que o que melhora o País e a vida das pessoas é a velha receita: arregaçar as mangas e trabalhar.

Participaram do evento autoridades como o diretor presidente do Grupo RAC, Sylvino de Godoy Neto, o Prefeito de Campinas, Jonas Donizette, a presidente do Lide Campinas, Silvia Quirós, o presidente da Invest SP, Juan Quiróz.

A empresa 100% nacional, Algar Telecom, venceu no setor 'Líder em Sustentabilidade' A companhia adota práticas ambientais reconhecidas no mercado e oferece telefonia fixa, celular, internet, comunicação de dados, TV por assinatura, código 12 para ligações de longa distância (nacional e internacional), data center, cloud computing, gerenciamento de redes e segurança e videoconferência.

Na categoria Startup, o prêmio ficou com a Movile. Liderada por Fabricio Bloisi, a empresa, que dão seus primeiros passos dentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e hoje é líder em plataformas de comércio e conteúdo na América Latina.  

O prêmio 'Líder em Logística e Infraestrutura' ficou com A Aeroportos Brasil Viracopos S.A., concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Viracopos desde junho de 2012. 

'Líder na indústria' foi a CBP Colchões e Espumas Insustriais, com sede em Monte Mor, e com 13 anos de mercado. O diretor e sócio-proprietário da fábrica, Guilherme Koury afirma que ele e seu sócio traçaram um planejamento estratégico bem definido para os próximos cinco anos e estamos em processo de profissionalização da empresa, mesmo com o cenário atual. 

O Shopping Center Iguatemi Campinas levou o prêmio 'Líder em Varejo'. O diretor de operações da companhia, Ciro Neto, afirmou estar honrado com o prêmio: “Estamos há 35 anos na cidade, completados no último mês de maio, e temos um compromisso de longo prazo com Campinas e região, que são de grande importância para a Iguatemi”.

A cooperativa Unimed Campinas foi a vencedora na categoria 'Líder em Serviços. Para José Windsor Angelo Rosa, presidente da Unimed, ser eleita a melhor empresa de saúde suplementar vem atrelado a um esforço de 45 anos. "São esforços de muitas mãos e de muitas faces, para que não se perdesse a identidade de um trabalho quase artesanal oferecido inicialmente a poucos clientes, e que se mantém hoj, mesmo sendo oferecido hoje a 860.000 clientes”.

O prêmio 'Líder em Tecnologia e Inovação' ficou com a EMS. A empresa investe em pesquisa e desenvolvimento com o objetivo de lançar no mercado produtos com tecnologia exclusiva, e genéricos de alta complexidade. É o laboratório que mais investe em Pesquisa & Desenvolvimento no Brasil. "O termo inovação faz parte do nosso DNA. Entramos em uma nova fase, buscamos dominar novas tecnologias, pulando o que já foi feito para trazer inovação à frente disso”, afirma Marcus Sanchez, vice-presidente institucional da indústria farmacêutica. 

A Empresa do ramo imobiliário especializada na concepção, desenvolvimento e implantação de empreendimentos com foco na sustentabilidade e na qualidade de vida, a Entreverdes Urbanismo foi a vencedora do prêmio na categoria 'Setor Imobiliário'. O CEO da Entreverdes Urbanismo, Valdemar Gargantini Júnior acumula mais de três décadas no ramo imobiliário. “É gratificante ser reconhecido por um grupo de líderes que tem representatividade na região e premia por merecimento o nosso pioneirismo”, afirma.

Escrito por:

Moara Semeghini