Publicado 14 de Outubro de 2015 - 18h27

Por Inaê Miranda

FOTOS: Divulgação AutoBAn.

Inaê Miranda

DA AGÊNCIA ANHANGUERA

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Uma megaoperação foi montada para o transporte de um equipamento que será instalado na Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. A supercarga – um dos maiores rotores fabricados no mundo – embarcou em Araraquara há dez dias e segue por via terrestre até o porto de Santos. Ontem, o equipamento passou por um trecho da Rodovia Anhanguera - do KM 159 ao KM 158 -, acessou a Rodovia dos Bandeirantes, no sentido Capital, por onde seguirá até acessar o Rodoanel Mário Covas, no próximo final de semana. Amanhã, o equipamento deve passar pelo trecho de Campinas. O transporte do equipamento será feito sempre à noite, das 23h às 4h, para minimizar os impactos no trânsito, já que a velocidade da carreta-gôndola na rodovia é de até 20km/h. A Concessionária AutoBAn orienta os usuários a utilizarem a Rodovia Anhanguera nesse período.

A peça fabricada pela empresa Andritz Hydro, em Araraquara, pesa 320 toneladas e mede 8,75 metros de diâmetro por 5 metros de altura. O rotor tem a função de transformar o movimento da água em energia elétrica. A transportadora Transdata, responsável pela operação de transporte, utiliza uma composição de 100 metros de comprimento (composta por três cavalos mecânicos), 8,8 metros de largura e peso de aproximadamente 680 toneladas. No trecho da AutoBAn, o efetivo envolvido na operação é de cerca de 35 pessoas, entre colaboradores da concessionária, da transportadora e da Polícia Militar Rodoviária.

Etapas

Devido à superdimensão e a baixa velocidade de tráfego da composição, ou carreta-gôndola, que chega a ocupar quase três faixas de uma rodovia, o deslocamento do veículo será realizado apenas no período noturno. O planejamento da concessionária prevê que o percurso de 150 km do Sistema Anhanguera-Bandeirantes, entre Cordeirópolis e o Rodoanel, em São Paulo, será feito em cinco etapas (ou cinco noites). Ontem, o equipamento partiu de Cordeirópolis a Limeira. Hoje, a carreta segue do Km 163 até o km 125, na altura de Santa Bárbara D’Oeste. Amanhã e sábado, o equipamento deve passar pelo trecho de Campinas, do km 125 até o km 64. Por fim, o equipamento vai do km 64 até o km 24.

Em caso de chuva, neblina ou condições climáticas adversas, a operação será cancelada, segundo informou a AutoBAn. Durante esse período, a orientação da concessionária é para que os usuários evitem passar por esses trechos da Bandeirantes na madrugada, para evitar ficar atrás da carreta em velocidade reduzida. A carga só poderá acessar o Rodoanel na madrugada de sexta-feira para sábado da próxima semana, quando o fluxo é considerado menor. Chegando no Rodoanel, a viagem continua até o Porto de Santos, com previsão de chegada em 15 de novembro. De lá, o equipamento será embarcado para a Bacia do Rio Xingu. A usina Belo Monte está sendo construída na Bacia do Rio Xingu e será a 3º maior hidrelétrica do mundo.

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Inaê Miranda