Publicado 12 de Outubro de 2015 - 12h21

FOTOS DE CECÍLIA

Cecília Polycarpo

DA AGÊNCIA ANHANGUERA

[email protected]

Uma grande festa para comemorar o Dia das Crianças no Campo Belo, em Campinas, fez a alegria de mais de mil pequenos na manhã de ontem. O agito começou logo cedo, às 7h, quando a organização começou a percorrer o bairro com carro de som, e diversos personagens do universo infantil chamaram população para a comemoração que ocorreu no campo de futebol do bairro, na rua Irineu dos Santos.

O gramado do local, se transformou em um grande parque de diversões, com dois pula-pulas, escorregador inflável e piscina de bolinhas. Houve ainda distribuição de salgadinhos, lanches, algodão-doce e refrigerante. A fila para os brinquedos exigiu um pouco de paciência dos pais. A maioria, no entanto, não se importou com a lotação e se divertiu com os filhos. Eles disseram que eventos no bairro para as crianças são raros, e os pequenos sentem falta de diversão de qualidade na região.

A festa do bairro é tradicional e organizada pela Sociedade de Moradores do local. O evento de grande porte conta com cerca de 50 voluntários, que se revezam para entreter as crianças e distribuir mais de 3 mil lanches e os 700 litros de refrigerante. Um dos pontos altos do evento foi a chegada do carro de som, com personagens como a Emília, do Sítio do Pica-pau Amarelo, Minnie, Chaves, Chuiquinha e o Homem-Aranha. O último foi o mais disputado, e as crianças fizeram fila para fazer uma selfie com o super herói.

A dona de casa Lucimara Odete da Silva, 34 anos, afirmou que, se não fosse a festa, provavelmente sua filha Iara, de 7 anos, ficaria em casa no dia das crianças. “É gostoso porque ela encontra outros amigos do bairro e brinca com segurança, longe dos carros”, contou Lucimara.

Ariane Almeida, de 28 anos, levou seu casal de filhos para se divertir no campo. “Hoje as crianças ficam muito em casa, no tablet ou na tevê. Toda vez que tem alguma festa assim, faço questão de levar”, falou Lohane, de 5 anos, ficou quase a manhã toda no pula-pula. Depois de cansar da brincadeira, comeu um algodão-doce. “Eu gostei da festa. Encontrei vários amigos”.

Foi a primeira vez que a voluntária Natalina Ferreira, de 29 anos, participou da festa, mas afirmou que pretende ajudar todos os anos. “A população daqui carece desse tipo de coisa. O bairro tem muitas crianças, mas quase nenhum tipo de diversão. Estou gostando muito da experiência”.

Taquaral

Na Lagoa do Taqueral teve contação de histórias para crianças, em dois horários, às 10h e às 16h, na Concha Acústica. O evento foi parte do projeto "Histórias para pertencer ao mundo" , com a contadora de histórias Kiara Terra.

E a programação para a garotada segue até o final de semana. No domingo, o Corpo de bombeiros em parceria com a Guarda Municipal de Campinas irão oferecer uma festa para crianças na Praça das Bandeiras, também dentro do Taquaral, a partir das 9h. Haverá exposição e passeio de viaturas, teatro sobre educação no trânsito, instruções de primeiros socorros, apresentação de palhaços, teatros de fantoches, demonstrações de motociclistas e muito mais. Na Vila Padre Manoel da Nóbrega, na Rua Ema, as criança terão mais festa no sábado, em frente a Associação de Bairro, das 9h às 17h. No Jardim das Oliveiras, a festa ocorre na Rua Custódio Teixeira, na quadra da Praça Henrique Braga.