Publicado 11 de Outubro de 2015 - 16h17

Por Bruno Bacchetti

Bruno Bacchetti

DA AGÊNCIA ANHANGUERA

[email protected]

Fotos: Divulgação

O Parque Ecológico Municipal "Eng. Cid Almeida Franco", de Americana, ganhou um novo morador na semana passada. O leão Nagan foi trazido do Parque Ecológico Voturuá, de São Vicente, no litoral sul, e foi morar na jaula que era ocupada até o ano passado pelo leão Panta, morto em outubro. O novo animal do zoológico é um macho adulto, de 15 anos de idade e está exposto aos visitantes. O Parque Ecológico de Americana já tem uma fêmea da espécie, a leoa Menina, que agora terá um novo companheiro.

O secretário de Meio Ambiente de Americana, Adriano Camargo Neves, afirmou que a vinda do animal fora solicitado ao Parque Ecológico de São Vicente há algum tempo e que o animal está em perfeito estado de saúde. “Solicitamos o leão para São Vicente há dois meses. O estado de saúde do leão é bom, o que foi constatado pelo veterinário do Zoo”, disse.

Nagan ocupa a jaula do leão Panta, que ficou conhecido no Facebook no início do ano passado, após ter uma foto publicada que mostrava seu excesso de magreza. Panta foi retirado do zoológico de Americana e passou por tratamento na Associação Mata Ciliar, em Jundiaí. Depois de ser submetido ao processo de recuperação o leão retornou ao parque de Americana, mas não resistiu e morreu em outubro do ano passado, aos 16 anos. Relatório emitido pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP) apontou que a causa da morte foi leucemia.

A chegada do leão Nagan é uma das atrações do aniversário de 31 anos do zoológico de Americana, completados hoje. Além da visita ao mais novo morador, os visitantes do parque poderão assistir hoje a espetáculos teatrais, oficinas brinquedos e instrumentos musicais. O Parque Ecológico está localizado na avenida Brasil, 2525, no Jardim Ipiranga, e a entrada é franca.

Escrito por:

Bruno Bacchetti