Publicado 15 de Outubro de 2015 - 18h47

Por AFP

O espectrômetro da sonda também revelou um grande número de pequenas áreas de gelo de água expostos na superfície

AFP/ Nasa

O espectrômetro da sonda também revelou um grande número de pequenas áreas de gelo de água expostos na superfície

Plutão revela uma rica variedade de cores em sua superfície, segundo os resultados de observações da sonda New Horizons da Nasa - publicados nesta quinta-feira (15) pela revista Science.

Das zonas escuras e vermelhas do equador às regiões brilhantes e azuis nas latitudes mais altas, o planeta anão tem uma paleta muito variada. Anteriormente, os especialistas não tinham uma imagem clara das cores de Plutão.

"Fiquei espantada ao ver essas cores espetaculares e diversidade geológica tão grande", contou Silvia Protopapa, assistente de pesquisa em astronomia na Universidade de Maryland e parte da equipe de composição da superfície New Horizons.

Ela co-escreveu o primeiro estudo publicado em uma revista científica desde o voo histórico perto do planeta anão pela sonda americana em 14 de julho.

A nova imagem colorida de Plutão publicada na revista Science foi obtida com a câmera Multi-spectral Visible Imaging Camera (MVIC) da aeronave.

Para determinar se a variedade de cores é devido à composição do solo, os investigadores analisaram dados obtidos a partir de um espectrômetro captando imagens próximas do infravermelho, que permitiu mapear a composição da superfície de Plutão e suas cinco luas.

Os cientistas que trabalham no projeto já lançaram a maior parte de suas observações para o público, mas os dados continuarão a chegar pelo menos até o próximo ano.

"Os dados retornados até agora mostram uma surpreendentemente grande variedade de formações e idades de terreno em Plutão, assim como variações na cor, composição e albedo (refletividade da superfície)", disse a Nasa.

O espectrômetro da sonda também revelou um grande número de pequenas áreas de gelo de água expostos na superfície.

Escrito por:

AFP