Publicado 12 de Outubro de 2015 - 18h08

Por Vilma Gasques - Especial para Metrópole

shoppings

Diogo Zacarias

shoppings

shoppings

Com 24 novos empreendimentos em operação e média de 431 milhões de visitas mensais, o mercado brasileiro de shopping centers registrou, em 2014, movimento de mais de R$ 142 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Este ano, os números devem ser ainda maiores, com previsão de aumento de 8,5%. Isso porque 2015 já conta com outros 26 novos shoppings. Eles abrigam uma gama de inéditas lojas e grifes internacionais, que chegam para completar o porfólio dos empreendimentos já consolidados no mercado.

Parque D. Pedro Shopping

shoppings

A Alameda do Parque D. Pedro Shopping, que reúne lojas de marcas que expressam a classe A, está sendo revitalizada e ganhará uma área gastronômica. Criada em 2010, foi concebida com atmosfera diferenciada, pensada para integrar as compras à natureza por meio de paisagismo e ambientes que evidenciam a iluminação natural.

A ideia de oferecer aos clientes o prazer de circular numa alameda com jardins também foi a inspiração para uma área de restaurantes. “O consumidor está cada vez mais exigente e sempre em busca de experiências que vão além da compra”, ressalta o superintendente do Parque D. Pedro, Guilherme Marini. Junto da nova área gastronômica, a Alameda ganha cobertura e climatização, sem perder o clima de praça ao ar livre.

Marini diz que além das compras para quem busca produtos premium, o espaço agora passará a oferecer opções inéditas na região para aqueles que querem apreciar pratos das mais variadas cozinhas. O novo espaço gourmet terá oito restaurantes com nomes exclusivos da culinária internacional.

A ala destinada à gastronomia complementa a Alameda, que foi a primeira expansão do Parque D. Pedro Shopping e se caracteriza pelo conforto de fazer compras ao ar livre e em lojas de marcas até então inéditas na cidade. Na primeira fase, a Alameda ganhou 34 estabelecimentos.

Agora, uma entrada exclusiva foi criada especialmente para a área de restaurantes, a Entrada da Alameda, que conta com serviço de manobristas. “O Parque D. Pedro também foi o primeiro da região a trazer o conceito de cinema VIP, com poltronas reclináveis e bilheteria exclusiva. A recente expansão trouxe grifes inétidas como a Forever 21 e a Ikesaki, reforçando a constante busca por oferecer mais opções aos frequentadores”, diz.

Parque D. Pedro em números

_Inauguração: março de 2002

_Área Bruta Locável (ABL) total: 124 mil metros quadrados

_403 lojas

_31 âncoras

_49 fast-foods

_20 restaurantes (serão 28 com a inauguração da nova área)

_1 teatro com 334 lugares

_1 centro de exposições e eventos (Expo Dom Pedro)

_8 mil vagas de estacionamento

_6,5 mil empregos diretos

_1,7 milhão de visitantes/mês

Galleria Shopping

17/06/2013 - CADERNO C - Galleria Shopping Palco Central onde ocorre Cinema Open air    FOTO: DIVULGAÇÃO

Quarenta lojas que se enquadram no segmento de luxo, de um total de 203 operações, assim é o Galleria Shopping. “Nos últimos anos, esse segmento teve um grande salto, tanto que mais de 90% das lojas que temos foram inauguradas desde o segundo semestre de 2007, quando o empreendimento passou a ser administrado pela Iguatemi Empresa de Shopping Centers (IESC)”, diz Alessandra Furtado, gerente geral do Galleria.

Segundo ela, em 2011 foram abertas quatro lojas da categoria luxo no empreendimento. Em 2012, com a expansão que trouxe 63 novas operações, o local recebeu diversas lojas do segmento, como Anna Pegova, Bo.Bô, Camila Klein, MAC, Pobre Juan, Sunglass Hut, Le Lis Blanc, Maremonti e Saad.

“Esse movimento de inaugurações seguiu em 2013, com a chegada de reforços como Baby Cottons, A.Brand e Crawford. No ano passado, essa tendência continuou, e nos primeiros meses deste ano chegaram Outback Steakhouse, Clube Morena Rosa, Daitan e Julio Okubo, além das multimarcas Banana Mesclada e Keune by True Beauty”, ressalta.

Alessandra diz que o mercado de luxo vem crescendo de maneira geral e que o Galleria acompanha esse movimento. Para ela, as marcas se especializam em oferecer produtos e serviços premium para garantir diferenciais a um consumidor cada vez mais maduro e exigente. “O nosso cliente encontra luxo nos mais diversos segmentos”, observa.

A executiva lembra ainda que o centro de compras se enquadra no conceito de luxo também por ter em seu polo gastronômico cardápios elaborados baseados no slow food e chefs gabaritados. “O Galleria foi o primeiro open mall da região a implantar esse conceito de estilo de vida. Na nossa opinião, esse é o luxo moderno, que resgata a qualidade de vida, emociona e transforma a relação com o consumo em experiência e não somente compra”, diz.

Galleria em números

_Inauguração: outubro de 1992

_Área Bruta Locável (ABL): 33.146 metros quadrados

_Área construída: 56 mil metros quadrados

_Vagas nos estacionamentos 1.996

_ 3 pisos

_5 salas de cinema

_7 restaurantes

_23 fast-foods

_7,2 milhões de clientes por ano

_600 mil visitantes/mês

_ 203 lojas

Shopping Iguatemi Campinas

shoppings

Das 356 lojas instaladas atualmente no Shopping Iguatemi Campinas, 72 (entre operações exclusivas e multimarcas) se enquadram no segmento luxo, segundo o gerente geral do empreendimento, Reynaldo Abreu Filho. “Esse segmento, que já vinha apresentando alta constante nos últimos oito anos no Iguatemi, teve grande crescimento em 2015 devido à nova expansão do shopping, inaugurada no dia 30 de abril e que acrescentou 104 novas operações. Para se ter uma ideia, em outubro do ano passado, cerca de 40 lojas se encaixavam nesse perfil”, observa.

Abreu Filho faz um retrospecto dos últimos três anos e diz que em 2013 o Iguatemi teve quatro importantes inaugurações nesse nicho: Cia Marítima, La Martina, restaurante El Tranvía e 1+1. Também em 2013, a Kèr Uniquelife, que trabalha com multimarcas de alto luxo, dobrou o tamanho da operação e ampliou o leque de marcas.

Em 2014, grandes esforços foram feitos para trazer marcas como a Nike e a joalheria Pandora. “O crescimento no último ano só não foi maior porque não possuíamos áreas disponíveis. Com a abertura da expansão, recebemos diversas marcas de renome que se enquadram na categoria luxo, nacionais e internacionais, muitas delas inéditas na região”, garante.

Entre as citadas pelo gerente estão Benefit, Diesel, The North Face, Blue Lord, Zara Home, Sephora, Maxior, Occularium, Ateen, Tigrese, Tommy Hilfiger, Lança Perfume, Gap, Coqueluche, Farm, Reserva, Ricardo Almeida, Rosa Chá e Yogini.

“Em breve, teremos mais reforços, como o restaurante Coco Bambu, com inauguração prevista para o final deste ano”, adianta.

Iguatemi em números

_Inauguração: 6 de maio de 1980

_Área Bruta Locável (ABL): 106,7 mil metros quadrados

_Área construída: 231,8 mil metros quadrados

_5.447 vagas de estacionamento

_356 lojas

_ 3 pisos

_11 salas de cinema (sendo 3 Prime)

_16 restaurantes

_34 fast-foods

_1 teatro

_27,3 milhões clientes por ano

_2,2 milhões de visitantes/mês

Escrito por:

Vilma Gasques - Especial para Metrópole