Publicado 11 de Outubro de 2015 - 5h30

O WageSpot, um aplicativo para smartphones lançado na semana passada nos Estados Unidos, trata de um tema que historicamente tem sido um tabu: quanto as pessoas ganham. O aplicativo permite que seus usuários informem seus salários de forma anônima e assim consigam ver quanto outras pessoas ganham. Entre outros critérios, estes salários podem aparecer segundo o tipo de trabalho, experiência, gênero ou localização.

“Parece que temos muito medo de falar de nossos salários, independentemente de quanto ganhamos ou deveríamos ganhar”, disse o co-fundador do WageSpot, Raphael Morozov. “Acredito que se essas informações estivessem disponíveis, poderíamos causar um impacto no mundo. As pessoas podem trabalhar juntas em um escritório por décadas e não ter ideia de quanto a pessoa ao lado recebe, ainda que as duas façam basicamente o mesmo trabalho”, completou.

O aplicativo está disponível gratuitamente e permite que o usuário o experimente antes de se inscrever com seu cargo, salário e localização, protegendo seu anonimato em todo o processo. Posteriormente, a informação enviada pelos usuários registrados é adicionada a um banco de dados que já contém informações públicas sobre alguns salários, como, pr exemplo, de funcionários públicos, executivos corporativos e atletas profissionais. (France Press)