Publicado 13 de Outubro de 2015 - 5h30

Campeã da Eurocopa da 1988 e semifinalista em outras quatro edições (1976, 1992, 2000 e 2004), a Holanda corre o risco de ficar fora do torneio que será realizado na França em 2016.

Quarta colocada do Grupo A das Eliminatórias com 13 pontos, a Holanda já sabe que vai conseguir a classificação direta para a Euro. Até mesmo a conquista da vaga na repescagem está difícil e é por isso que a situação da terceira colocada da Copa do Mundo de 2014 é crítica.

A primeira missão da Holanda hoje será vencer, em casa, a já classificada República Tcheca. Se empatar, a Laranja Mecânica será eliminada, já que chegará a 14 pontos, um a menos do que já tem a Turquia, terceira colocada da chave.

Se vencer e chegar a 16 pontos, a Holanda só irá para a repescagem se a Turquia não ganhar em casa da Islândia, líder do grupo com 20 pontos e também já classificada para a Euro 2016. As duas partidas começam às 15h45.

Rodada

A Inglaterra passeou nas Eliminatórias da Euro. Já garantida com bastante antecedência na competição, a seleção fechou ontem sua campanha com uma vitória por 3 a 0 sobre a Lituânia, fora de casa, e acumulou o seu décimo triunfo em dez jogos disputados pelo Grupo E.

A irretocável campanha da equipe nacional comandada por Roy Hodgson nas Eliminatórias da Euro foi encerrada com 31 gols marcados e apenas três contra. Curiosamente, a única seleção a ter balançado as redes dos ingleses foi a Eslovênia, que ontem se garantiu na repescagem poao vencer San Marino por 2 a 0, fora de casa.

Contando com o apoio maciço da torcida em Kiev, a Ucrânia lutou até o fim, mas não conseguiu vencer o inspirado goleiro De Gea. Como consequência, foi derrotada por 1 a 0 pela Espanha, já classificada, e agora terá que esperar pelos jogos do Grupo H para entrar direto na fase de grupos da competição continental. Pelo mesma chave da Espanha, a Eslováquia assegurou a vaga.

A seleção ucraniana terá de aguardar pelos resultados de outra chave porque ainda tem chance de se classificar diretamente, sem precisar da repescagem. É que o regulamento das Eliminatórias dá vaga também ao melhor terceiro colocado de todos os grupos, além é claro de premiar o primeiro e 2 colocado de cada chave.

Já Zlatan Ibrahimovic deu sua contribuição e a Suécia fez a lição de casa, ao vencer a Moldávia por 2 a 0 ontem. Mas não foi o suficiente para garantir a vaga direta na Eurocopa 2016. A equipe de Ibrahimovic terá de disputar a repescagem porque a Rússia também venceu nesta rodada final das Eliminatórias e buscou a segunda vaga do Grupo G.

Jogando em Solna, a Suécia contou com o apoio da torcida para fazer sua parte na briga pela classificação. E Ibrahimovic deixou a tarefa mais fácil ao driblar o goleiro e abrir o placar, aos 24’. No início do 2 tempo, ele quase repetiu a dose. Desta vez, o goleiro se antecipou, mas tirou mal e Erkan Zengin bateu de cobertura, assegurando a vitória sueca.

A repescagem contará com oito seleções. Elas farão quatro confrontos, de ida e volta, ainda não definidos. Somente os quatro vencedores avançam à Eurocopa. Estas partidas serão disputadas entre os dias 12 e 17 de novembro. (Da Agência Estado)

9

Já venceram a Eurocopa. Alemanha e Espanha são as maiores campeãs, com três títulos.