Publicado 11 de Outubro de 2015 - 5h30

Com um gol brasileiro, a Itália venceu o Azerbaijão por 3 a 1 ontem, fora de casa, e garantiu vaga na Eurocopa de 2016. O resultado positivo deixou a equipe na liderança do Grupo H das Eliminatórias, com 21 pontos. Os anfitriões, já eliminados, estão em quinto lugar na chave, com seis.

Artilheiro do Campeonato Italiano pela Sampdoria com seis gols, o brasileiro Éder, que se naturalizou italiano, abriu o placar aos 12 minutos do primeiro tempo.

O Azerbaijão conseguiu empatar aos 32 com Nazarov. No entanto, El Shaarawy voltou a deixar os visitantes na frente aos 43. E os italianos sacramentaram a vitória aos 22 minutos da etapa final com o gol de Darmian.

Em outro duelo do Grupo H, a Noruega venceu Malta por 2 a 0, em casa, e ficou mais próxima da vaga na Eurocopa. Alexander Tettey e Alexander Soederlund garantiram a vitória. O time anfitrião é o segundo colocado na chave com 19 pontos e torce por um tropeço da Croácia diante da Bulgária ainda neste sábado para garantir vaga com uma rodada de antecedência. Os croatas estão em terceiro lugar com 14 pontos. Malta é o lanterna com dois.

Na última rodada, terça-feira, a Itália recebe a Noruega no Estádio Olímpico, em Roma, para definir a primeira posição do grupo. Nas Eliminatórias, avançam diretamente os dois primeiros colocados de cada chave e o melhor terceiro colocado geral. Os outros terceiros vão para repescagem.

Holanda

A Holanda manteve viva as esperanças de ir à Eurocopa de 2016. Ontem, venceu o Casaquistão por 2 a 1, fora de casa, e assumiu a terceira colocação no Grupo A com 13 pontos. No entanto, a situação da equipe do técnico Daley Blind continua complicada.

Sem Robben, machucado, o treinador apostou em uma jovem revelação do país, El-Gazhi, de 20 anos, para formar o trio ofensivo com Depay e Huntelaar. Os visitantes começaram melhor e abriram o placar aos 33’ com Wijanldum. Ele recebeu na entrada da área e bateu colocado para fazer o primeiro. O segundo gol veio aos 4’ do segundo tempo. Sneijder invadiu a área pela esquerda e bateu cruzado. Nos acréscimos, Kuat descontou para a seleção casaque.

Na última rodada, terça-feira, as duas equipes que disputam o terceiro lugar do Grupo A enfrentarão as duas seleções classificadas. A Holanda receberá a República Tcheca e Turquia terá pela frente a Islândia, em casa. (AE)