Publicado 11 de Outubro de 2015 - 19h18

O novo animal do zoológico é um macho adulto, de 15 anos de idade, e está exposto aos visitantes

Divulgação

O novo animal do zoológico é um macho adulto, de 15 anos de idade, e está exposto aos visitantes

O Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco”, de Americana, ganhou um novo morador na semana passada. O leão Nagan foi trazido do Parque Ecológico Voturuá, de São Vicente, no Litoral Sul do Estado, e foi morar na jaula que era ocupada até o ano passado pelo leão Panta, morto em outubro. O novo animal do zoológico é um macho adulto, de 15 anos de idade, e está exposto aos visitantes. O Parque Ecológico de Americana já tem uma fêmea da espécie, a leoa Menina, que agora terá um novo companheiro.

A recomendação é que esses animais tenham a companhia de pelo menos mais um da mesma espécie. O parque de São Vicente já conta cm cinco leões e por isso foi possível fazer a transferência para a região.

O secretário de Meio Ambiente de Americana, Adriano Camargo Neves, afirmou que a vinda do animal fora solicitado ao Parque Ecológico do Litoral há algum tempo e que o animal está em perfeito estado de saúde. “Solicitamos o leão para São Vicente há dois meses. O estado de saúde do leão é bom, o que foi constatado pelo veterinário do Zoo”, disse.

Nagan ocupa a jaula do leão Panta, que ficou conhecido no início do ano passado, após ter uma foto publicada no Facebook mostrando seu excesso de magreza. O leão foi retirado do zoológico de Americana em maio e passou por tratamento na Associação Mata Ciliar, localizada em Jundiaí. Depois de ser submetido ao processo de recuperação, Panta retornou ao parque de Americana em setembro, mas não resistiu e morreu um mês depois, aos 16 anos. Relatório emitido pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP) apontou que a causa da morte foi leucemia.

A chegada do leão Nagan é uma das atrações do aniversário de 31 anos do zoológico de Americana, completados hoje. Além da visita ao mais novo morador, os visitantes do parque poderão assistir hoje a espetáculos teatrais, oficinas brinquedos e instrumentos musicais.

O Parque Ecológico está localizado na avenida Brasil, 2525, no Jardim Ipiranga, e a entrada é franca.