Publicado 11 de Outubro de 2015 - 17h55

Por Maria Teresa Costa

Mesmo como o intenso calor da manhã, as pessoas não desanimaram a seguir com a procissão

Dominique Torquato/ AAN

Mesmo como o intenso calor da manhã, as pessoas não desanimaram a seguir com a procissão

O dia de Nossa Senhora Aparecida será comemorado nesta segunda-feira (12) em Campinas com várias missas nas paróquias e terá a celebração solene pelo arcebispo metropolitano d. Airton José dos Santos, às 9h, na igreja que leva o nome da padroeira do Brasil, no Jardim Proença. Antes, uma procissão sairá da Rua Alaide Nascimento de Lemos, 300, na Vila Lemos, em direção ao templo. Após a cerimônia religiosa haverá a entrega de bolo.

Na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, na Vila Santana, em Sousas, haverá procissão e missa às 9h, seguida de quermesse, almoço e às 18h uma carreata e bênção dos veículos. Em cada uma das cidades que fazem parte da Arquidiocese de Campinas haverá programação especial.

A consagração de Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil ocorreu em 31 de maio de 1931, em uma celebração que reuniu, já naquela época, um milhão de pessoas. Os padres redentoristas, responsáveis pelo Santuário Nacional de Aparecida, foram os grandes animadores da construção da Basílica que hoje abriga a imagem da santa. Em 1936 começaram estudos para a construção de uma nova sede do Santuário. Em forma de cruz e entrecortada por um "X" , a planta foi aprovada em 1949. Desde essa data até hoje, operários se revezam na construção.

Escrito por:

Maria Teresa Costa