Publicado 07 de Setembro de 2015 - 12h00

Por Delminda Aparecida Medeiros

A história brasileira revista

Delma Medeiros

DA AGÊNCIA ANHANGUERA

[email protected]

A trajetória de Dom Pedro I, uma das figuras mais celebradas da história brasileira, responsável pela independência do País, será relembrada com a apresentação do espetáculo Dom Pedro I – Uma História de Amores, montagem do grupo Cenarte, que estreia hoje no Teatro Municipal José de Castro Mendes. “A história do jovem que se revoltou contra o reino e declarou a independência do Brasil sempre me interessou. E fazendo a pesquisa para o espetáculo fiquei ainda mais encantado. Optamos por abordar aspectos pitorescos do personagem, pela ótica de seus amores, sejam eles carnais, pelos amigos, pelo País que adotou como pátria”, diz Walter Rhis, autor do texto e codiretor junto com Bruna Krasucki, formada em artes cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Nesta adaptação romântica da ascensão e queda de Dom Pedro I, será abordada a vida do menino que, anos depois, levou o Brasil à independência. Também estão presentes sua relação com os amores, em especial o romance com Domitila de Castro, sua amante; e a forte amizade com José Bonifácio, o cérebro político por trás do imperador. “Abordamos esse aspecto devasso de D. Pedro, as dificuldades dos casamentos arranjados entre as famílias, a obrigação de casar-se com uma desconhecida, no caso a imperatriz Leopoldina, que era austríaca. E levamos a história pelo lado da comédia, como a chegada da família real ao Brasil fugindo de Napoleão Bonaparte”, adianta Rhis.

O ator Tiago Monteiro Durães - que interpretou Jesus Cristo na montagem anterior do grupo, A Paixão de Cristo – dá vida a D. Pedro I e Tiemi Kimura, sua amante Domitila. O casal real D. João VI e Carlota Joaquina são interpretados, respectivamente, por Thiago Valença e Inês Fabiana. “Contamos com um elenco coeso e disciplinado. O casal real tem o toque certo da comédia, o espetáculo, além de reconstituir, por meio de uma série de quadros cronológicos, uma parte importante da história do Brasil, vai render muitas risadas”, aponta o diretor e dramaturgo.

Agende-se

O quê: Dom Pedro I - Uma História de Amores

Quando: Hoje, às 21h

Onde: Teatro Castro Mendes (Praça Corrêa de Lemos, s/nº, Vila Industrial, fone: 3272-9359)

Quanto: R$ 40,00

Escrito por:

Delminda Aparecida Medeiros