Publicado 06 de Setembro de 2015 - 12h17

Por Adagoberto F. Baptista

Cadastramento biométrico em Nova Odessa começa quarta-feira

Nova identificação tem previsão para começar na próxima semana; cidade possui cerca de 42 mil eleitores

Começa na próxima quarta-feira, 09, o cadastramento biométrico no Cartório Eleitoral de Nova Odessa, data em que o posto reinicia suas atividades normais em nova sede. Pelo novo sistema, será possível identificar o eleitor através da digital e fotografia no momento da votação, pois atualmente a identificação é feita pelo título eleitoral e de um documento original com foto.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, funcionários do Cartório Eleitoral passaram por treinamento e a expectativa é 42 mil eleitores passem pelo novo sistema de identificação eleitoral em Nova Odessa. Não há data para o processo ser concluído

O chefe do Cartório Eleitoral de Nova Odessa, Rodrigo Fernandes Gonçalves, disse que todos os títulos emitidos por Nofa Odessa precisão se recadastrar, mas que não há motivos para correria. "Este é um novo sistema, mas não existe convocação obrigatória para que seja feito rapidamente, até mesmo por que este cadastramento demanda um certo tempo", explicou..

Cadastramento- O recadastramento biométrico é um processo de atualização dos dados constantes do cadastro eleitoral, com o objetivo de implantar a identificação de cada eleitoral através de impressão digital e fotografia.

A Justiça Eleitoral adotou a biometria para garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral e sua implantação no país vem sendo feita de forma gradual, já que é necessário convocar todo o eleitorado para a revisão biométrica.

Através do sistema, além da fotografia digital dos eleitores, um escâner de altíssima resolução permite leitura de qualidade das impressões digitais e um programa de computador faz o controle de qualidade automaticamente.

SERVIÇO:

Cartório Eleitoral de Nova Odessa

Endereço: Rua Waldemar Ignowiski, 62 – Bosque dos Cedros

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Agendamento obrigatório no site: www.tre-sp.jus.br

Escrito por:

Adagoberto F. Baptista