Publicado 08 de Setembro de 2015 - 17h15

Por Luís César de Souza Pinto/Especial para a Metrópole

Jaguar

Divulgação

Jaguar

Jaguar

Faz algum tempo que a estatuazinha de um felino saltando sumiu do capô dos carros da Jaguar. Entretanto, a fera continua rosnando debaixo do capô dos modelos da marca britânica, considerados ícones de esportividade. A linha F-Type 2016, recém-lançada no Brasil, acentua esse espírito indomável e traz como principal novidade o F-Type R, cupê superesportivo de tração integral, equipado com motor V8 de 550 cv e vendido por R$ 687.700.

Versão mais cara da linha, o Coupé R decola quando é provocado. Leva exatos 4,1 segundos para cravar 100km/h no velocímetro e é capaz de atingir a velocidade máxima de 300km/h. De quebra, o bólido traz até um brinquedinho para divertir os marmanjos: um botão no painel abre o escapamento e deixa o ronco do motor parecido com o dos carros de corrida.

Jaguar

Mesmo com seu fôlego excepcional, o F-Type R fica na mão do piloto graças à tração integral, que proporciona melhor performance em curvas e maior controle, além de maximizar a utilização do motor. Outro item tecnológico é o Sistema de Vetorização de Torque, que age em situações de baixa aderência e aplica, autonomamente, forças diferenciadas de frenagem nas rodas para manter a trajetória do carro.

Jaguar

O pacote de eletrônica do Coupé R inclui, ainda, o Diferencial Ativo, que otimiza a tração, e o sistema Inteligent Driveline Dynamics, software interligado a um sensor instalado na suspensão. Esse dispositivo é capaz de antever uma situação em que o veículo está prestes a se desgarrar numa curva, por exemplo, e faz a correção em tempo de evitar a perda de trajetória.

Jaguar

Outra exclusividade mecânica do F-Type R é o freio de carbono cerâmica, mesmo material empregado nos carros de competição e cerca de 60% mais leve do que os equivalentes convencionais de aço. Testados em situações extremas, como nos autódromos europeus de Nürburgring, Fiorano e Rockingham, os freios Carbon Ceramic foram concebidos para alcançar o máximo em desempenho.

Linha inclui versões mais ‘mansas’

Além do invocado motor V8, a nova linha F-Type tem outros dois propulsores – ambos V6 Supercharged de 340 e 380 cv. O V6 de 340 cv está disponível no modelo Coupé e é capaz acelerar de 0 a 100km/h em 5,3 segundos, com velocidade máxima limitada a 260km/h. Um degrau acima fica o V6 de 380 cv, que equipa as versões S Coupé e Conversível, ambas com tração traseira e que alcançam a máxima de 275km/h.

Toda a linha F-Type vem equipada com câmbio automático XF de oito velocidades. Outro item compartilhado é a nova direção elétrica assistida, em substituição à direção hidráulica. Sensores atuam na interpretação dos movimentos do motorista, determinando com precisão a assistência necessária, o que proporciona mais conforto e eficiência no consumo de combustível.

Jaguar

Visual sedutor com algumas mudanças

Para receber o sistema de tração integral, o F-Type Coupé R passou por algumas mudanças, mas sem perder o visual sedutor. O capô ficou um pouco mais elevado e as duas entradas de ar foram remodeladas. O estilo agressivo também é garantido pelas rodas de aro 22 escurecidas.

Jaguar

O interior da linha F-Type 2016 traz alteração no layout do painel de instrumentos e nova opção de acabamento em couro vermelho, com costura dupla para o revestimento dos bancos em concha, do painel e das portas, garantindo o máximo de esportividade. Por fora, o modelo traz cinco opções de cores de carroceria: Vermelho Caldera, Cinza Storm, Cinza Ammonite, Black Berry e Glacier White. n

Preços da linha F-Type

F-Type Coupé – R$ 427.000

F-Type S Coupé – R$ 498.400

F-Type S Conversível – R$ 509.000

F-Type R Coupé AWD – R$ 687.700

Escrito por:

Luís César de Souza Pinto/Especial para a Metrópole