Publicado 10 de Setembro de 2015 - 19h05

Santa Bárbara d’Oeste é a primeira cidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC) a receber a temporada 2015 do Viagem Literária, programa da Secretaria do Estado da Cultura voltado à valorização das bibliotecas públicas e ao incentivo à leitura. Na região, o programa vai contemplar ainda as cidades de Itatiba, Valinhos (21), Sumaré e Monte Mor (22). As cidades recebem os escritores Edson Gabriel Garcia, Marcos Peres, Raphael Dracon e Luize Valente para um bate-papo nas bibliotecas públicas locais. “O programa ocorre desde 2008, atendendo atualmente 80 cidades paulistas. Trata-se basicamente de estimular a cultura nas bibliotecas públicas, promovendo encontro com autores e contadores de história”, explica Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, organização social ligada à Secretaria da Cultura que promove ações de leitura em todo o Estado. “O projeto tem dois objetivos, estimular a leitura e reforçar as bibliotecas como locais agradáveis, em que ocorrem ações culturais e de lazer”, reforça Ruprecht.

Entre os escritores que participam dos encontros, dois têm foco no público adulto e dois escrevem literatura infanto-juvenil. O paulistano Edson Gabriel Garcia já teve passagem como professor e diretor de escola. Essa convivência escolar foi decisiva em sua carreira de leitor e escritor, fonte inesgotável de muitos dos seus livros, de vários gêneros. Entre os títulos estão Sete Gritos de Terror (1991) e A Flor da Pele (2005). Autor de mais de sessenta títulos de literatura infanto-juvenil, aprofundou seus estudos em mestrado de Comunicação e Educação e vem dedicando-se à criação de programas de incentivo à leitura.

O paranaense Marcos Peres é bacharel em direito, escreve para o público adulto e, atualmente, trabalha no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Seu romance de estreia, O Evangelho Segundo Hitler (2013), ganhou o Prêmio Sesc de Literatura e o Prêmio São Paulo de Literatura. Foi lançado também na Espanha e Portugal. Seu segundo livro, o romance policial Que fim levou Juliana Klein? acaba de ser publicado pela Editora Record.

Na segunda quinzena de setembro, participam dos bate-papos os autores Raphael Dracon e Luize Valente, respectivamente para os públicos infanto-juvenil e adulto. Romancista, roteirista de tevê e editor, Dracon é um dos autores jovens mais vendidos no Brasil, com obras publicadas no México e Portugal. A carioca Luize Valente é escritora, documentarista e jornalista, com 20 anos de experiência. Já atuou em várias emissoras de televisão. Estreou na literatura em 2012 com o romance O Segredo do Oratório (Record), que atualmente está na 4 edição e que foi lançado na Holanda, em 2013. Foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2013, categoria autor estreante. Seu novo romance Uma Praça em Antuérpia (Record) foi publicado em abril e vendido em maio para lançamento em Portugal.