Publicado 11 de Setembro de 2015 - 11h20

Por Agência Estado

Bailarina apresenta vestes tradicionais e passo de dança folclórica do estado mexicano de Veracruz

Divulgação

Bailarina apresenta vestes tradicionais e passo de dança folclórica do estado mexicano de Veracruz

Pela primeira vez em turnê no Brasil, o Balé Folclórico da Universidade Veracruzana, um dos mais prestigiados corpos de dança do México, faz apresentação única, em Campinas, no Teatro Municipal José de Castro Mendes, do espetáculo Raízes de Veracruz.

“Trata-se de um grupo de 40 pessoas, entre bailarinos, músicos e equipe de apoio, todos estudantes que fazem um importante trabalho de pesquisa das danças e músicas tradicionais das distintas regiões do Estado de Veracruz. É um espetáculo dinâmico, colorido, maravilhoso. Uma grande oportunidade de conhecer um pouco da cultura mexicana”, afirma o cônsul mexicano José Gerardo, do consulado de São Paulo.

O espetáculo e a turnê têm apoio da governo do Estado de Veracruz, Conselho de Promoção Turística do México e Embaixada do México. “A turnê é resultado do trabalho desenvolvido pela embaixadora Beatriz Paredes, que tem se empenhado em mostrar no Brasil parte da cultura mexicana”, diz Gerardo, lembrando a exposição de peças Maias realizada na Oca no Parque do Ibirapuera e a da pintora Frida Kahlo, que abre no final de setembro no Instituto Tomie Ohtake.

A turnê, que já passou pelo Rio de Janeiro, Brasília e Santos, segue para São Paulo após a apresentação em Campinas. O Balé Folclórico da Universidade Veracruzana tem seu foco na difusão e conservação teatral em todas as expressões da dança folclórica e nas manifestações artísticas tradicionais do México e do Estado de Veracruz.

Procura mostrar, por meio de suas apresentações, as vertentes culturais que convergiram e criaram a grande riqueza da dança e da música veracruzanas. Suas montagens cênicas são um reflexo das festas religiosas e cívicas dos diversos povos que compõem o México, com acréscimos de cor e movimento, respaldados por um extenso trabalho de pesquisa. 

Agende-se

O quê: Raízes de Veracruz, com o Balé Folclórico da Universidade Veracruzana 

Quando: Nesta sexta-feira (11), às 20h

Onde: Teatro Castro Mendes (Praça Corrêa de Lemos, s/n, Vila Industrial, fone: 3272-9359)

Quanto: Entrada franca (os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro no dia da apresentação, uma hora antes da sessão)

Escrito por:

Agência Estado