Publicado 11 de Setembro de 2015 - 5h00

Por Delma Medeiros

Marina Gabetta (à esq.) participa na sexta-feira (11) do recital Momentos Operísticos; Vanessa Spíndola (à dir.) canta no sábado (12) no Conservatório Carlos Gomes

Divulgação

Marina Gabetta (à esq.) participa na sexta-feira (11) do recital Momentos Operísticos; Vanessa Spíndola (à dir.) canta no sábado (12) no Conservatório Carlos Gomes

Recitais, salão de concertos, exposição e sessão solene marcam as homenagens ao maestro Antônio Carlos Gomes neste fim de semana, dentro da programação do Mês de Carlos Gomes. As homenagens, iniciadas em 1° de setembro, prosseguem nesta sexta-feira (11) com o recital Carlos Gomes: Momentos Operísticos, com cantores da Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos (Abal) e a participação especial do tenor japonês Kohdo Tanaka, que, pelo nono ano consecutivo, vem ao Brasil prestar seu tributo ao compositor campineiro, maior ícone operístico da América Latina.

No sábado (12), no Salão de Concertos do Conservatório Carlos Gomes, a soprano Vanessa Spíndola e o baixo Rafael Leoni apresentam obras do compositor, acompanhados ao piano por Rafael Leandro Gouveia do Carmo; e no domingo (13), o violonista e compositor Fred Carrilho faz um recital com arranjos inéditos para violão de obras autorais e modinhas de Carlos Gomes, na Academia Campineira de Letras e Artes (ACLA).

Na segunda-feira (14), na sessão solene da Academia Campinense de Letras (ACL), além da palestra do professor Aldo Demerval Rio Branco Fernandes, sobre a Batalha de Guararapes, ocorre o vernissage da exposição Carlos Gomes e Campinas, com obras inspiradas nas óperas e na figura do compositor, feitas por 25 artistas do Centro Campineiro de Artes e Folclore, sob curadoria de Marli Stracieri.

A Galeria Lélio Coluccini abriga ainda uma mostra de fotos da Campinas antiga, do acervo do Centro de Memórias da Unicamp (CMU), sob coordenadoria de Fernando Abraão. A parte musical fica a cargo do elenco da Abal, também homenageando Carlos Gomes.

O recital desta sexta, no palco do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), tem a participação também da soprano Marina Gabetta, do baixo Rodrigo Theodoro, dos barítonos Nelson Nicola Dimarzio e José Luiz Águedo-Silva e dos tenores Nunno Dellalio e João Gabriel Bertolini, acompanhados ao piano por Chiquinho Costa.

Até segunda-feira, a Secretaria Municipal de Cultura e o CCLA recebem inscrições para o 8° Concurso Estímulo para Cantores Líricos, que ocorre de 23 a 25 de setembro e premia a melhor voz masculina e feminina e o melhor intérprete de Carlos Gomes, com prêmios de R$ 4 mil para cada vencedor.

AGENDE-SE

Recital Carlos Gomes: Momentos Operísticos*

Quando: nesta sexta-feira (11), às 20h

Onde: Auditório do CCLA (Rua Bernardino de Campos, 989, Centro, fone: 3231-

Salão de Concertos com Vanessa Spíndola e Rafael Leoni*

Quando: no sábado (12), às 11h

Onde: Conservatório Carlos Gomes (Rua Hermas Braga, 841, Nova Campinas, fone: 3253-0375

Recital do violonista Fred Carrilho*

Quando: no domingo (13), às 16h

Onde: Auditório da ACLA (Rua Dr. Mascarenhas, 412, Botafogo, fone: ,3254-5535)

Sessão solene e vernissage*

Quando: na segunda (14), às 19h30

Onde: ACL (Rua Marechal Deodoro, 525, Botafogo, fone: 32312854)

* Todos com entrada franca

Escrito por:

Delma Medeiros