Publicado 10 de Setembro de 2015 - 5h00

Por Milene Moreto

Milene Moreto

Cedoc/RAC

Milene Moreto

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse nesta quarta-feira (9), em um evento em São Paulo, que o aumento de impostos é a única saída para que o Brasil não mergulhe numa recessão ainda maior. O medo dele era perder o grau de investimento, o que acabou acontecendo no fim do dia. Levy citou algumas saídas, mas não falou abertamente sobre o Imposto de Renda. Para os presentes, empresários e prefeitos, Levy desempenhou um papel que deveria ser da presidente Dilma Rousseff — justificar possíveis reajustes.

Sem liderança

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), estava no debate e levou com ele o secretário de Administração, Silvio Bernardin. Na avaliação do peessebista, a situação é complexa e requer atenção. O evento foi promovido pelo Movimento Falconi. A abertura contou com a participação do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso. O tucano fez críticas ao governo, dizendo que Dilma não tem liderança política.

Frase

Nós vivemos uma catástrofe humanitária. Não podemos nos omitir. Campinas tem que dar o exemplo e receber os refugiados de braços abertos. (Do vereador de Campinas Pedro Tourinho (PT), ao propor a abertura de uma Comissão de Estudos na Casa para debater o acolhimento a refugiados).

Refugiados

A Câmara de Campinas resolveu dar exemplo e discutir políticas de acolhimento para refugiados. Uma comissão de estudos vai tratar do tema na Casa. Proposta por Pedro Tourinho (PT), a ideia é debater o acolhimento, integração e ajuda humanitária aos refugiados sírios e haitianos na cidade. O parlamentar disse ontem que vai buscar ajuda da Prefeitura para ações conjuntas, assim como dos outros vereadores da Casa.

TAC

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) assinou ontem um termo de ajuste de conduta (TAC) no Ministério Público do Trabalho se comprometendo a adotar medidas para encerrar a prática de assédio moral na universidade.

Investigação

O Ministério do Trabalho investiga a Unicamp por supostas práticas de assédio moral há cinco anos. No período, várias denúncias foram feitas e uma série de depoimentos atestou a existência de tratamento humilhante e vexatório contra empregados.

Decisões

A Unicamp se comprometeu a combater o assédio, a estabelecer um canal de denúncia na Diretoria Geral de Recursos Humanos e a garantir o sigilo do denunciante, com acompanhamento direto do sindicato da categoria. A universidade também deve apresentar relatórios de pesquisas internas para medir a qualidade do ambiente de trabalho.

Multa

Caso o TAC seja desrespeitado, será aplicada multa de R$ 50 mil por cada trabalhador prejudicado. O dinheiro será depositado no Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID) ou em outro órgão estadual que defenda os interesses difusos e coletivos.

Imagens

O vereador de Campinas Vinicius Gratti (PSD) pediu tramitação em regime de urgência do projeto que ele havia apresentado logo após a realização da Parada Gay, em São Paulo. Ele quer proibir o patrocínio ou subsídio para grupos ou entidades que vilipendiarem objetos de cultos religiosos.

Prêmios

O Grupo de Líderes Empresariais, presidido por João Dória, e o Lide Agronegócios, liderado pelo ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, premiam empresas do setor durante o 4º Fórum Nacional de Agronegócios, que será realizado no 19 de setembro, no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas. A solenidade contará com a presença do ex-ministro da Agricultura e da Fazenda Antonio Delfim Netto, que também receberá uma homenagem. O presidente da Apex, David Barioni, participará como convidado especial.

Escrito por:

Milene Moreto