Publicado 04 de Setembro de 2015 - 17h31

Por Manuel

Além da irreverência

Manuel

Além da irreverência

Faz alguns meses que visitei o Black Sheep Gastronomia, bistrô instalado no Cambuí, em Campinas. Desde então, tive a oportunidade de ler algumas matérias sobre o restaurante. Curiosamente, a maioria destacou um aspecto que, a meu juízo, não retrata com fidelidade a cozinha do local. Segundo esses textos, a casa praticaria uma “gastronomia irreverente”. O termo pode até soar moderno e descolado, mas é tão eloquente quanto o discurso de um gago.

Sem maiores rapapés, eu diria que a cozinha do Black Sheep é antes de tudo comprometida. Comprometida com os conceitos do chef Mauro Tavares, que também é um dos sócios, com o uso de boas técnicas e com a valorização dos ingredientes. Uma conversa com o cozinheiro, que nasceu em Campinas, ajuda a reforçar essa interpretação. Em uma hora de papo, Mauro me falou sobre sua formação, influências, preferências e engajamentos, aspectos devidamente temperados pelo entusiasmo da juventude. Gostei do que ouvi dele.

A comida do Black Sheep reflete, portanto, a personalidade do seu chef, que viveu e fez parte do seu treinamento na Nova Zelândia, e que emprega, como deve ser, a tecnologia como meio e não como fim das suas criações. Obviamente, isso tem um preço. O mais caro deles talvez seja a incompreensão – ao menos num primeiro momento – por parte de paladares acomodados, que não costumam ir muito além do hambúrguer de fraldinha e do salmão grelado, por melhores que estes sejam.

Na minha visita ao bistrô, provei a Salada Black Sheep, que é levemente defumada; o Carpetbag New York Strip, um filé recheado com ostra e cozido lentamente a baixa temperatura, guarnecido por Gnocchi Toscano; e o Cheese Cake Australiano. Os dois primeiros pratos estavam muito bem executados e com sabores que transitaram entre o delicado e pungente. Já a sobremesa não chegou a emocionar, mas cumpriu com dignidade a missão de serenar o palato. Para quem não se contenta apenas trivialidades e irreverências, uma visita ao bistrô pode ser uma experiência reveladora.

Black Sheep Gastronomia - Rua dos Bandeirantes, 270, Cambuí. Fone: (19) 3252-6126

Escrito por:

Manuel