Publicado 05 de Agosto de 2015 - 21h08

Por Jaqueline Harumi Ishikawa

Foto: Divulgação

Jaqueline Harumi

Da Agência Anhanguera

[email protected]

Os moradores, comerciantes e empresários de Pedreira terão aumento de 20,55% na tarifa de água e esgoto a partir do próximo mês com cobrança na conta de outubro. De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a nova tarifa será cobrada em todas as faixas de consumo e categorias de usuários. Já os demais serviços prestados pela autarquia municipal sofrerão reajuste de 8,9%. O aumento de tarifa anual foi autorizado pela diretoria executiva da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí com índice sugerido pela autarquia.

O Saae afirma que levou em consideração o alto aumento da energia elétrica, dos custos dos insumos, cotados em dólar, e o maior uso de produtos químicos para tratamento de água diante da crise hídrica, mas também à redução do uso da água que levou a uma "redução drástica nas receitas". Também foram levados em consideração as variações inflacionárias e o dissídio coletivo. A agência reguladora concluiu que o reajuste tarifário é necessário para estabelecimento do equilíbrio econômico-financeiro da autarquia.

Moradores ouvidos pela reportagem não concordam com o reajuste estabelecido. “O trabalho é bom, mas o valor é excessivo”, opinou o aposentado Dorival Villar, 71 anos. A doméstica Lourdes de Oliveira, 60 anos, teme pela saúde financeira de consumidores de menor renda. “Nem toda família pode pagar, ainda mais para quem recebe salário mínimo”.

O Saae deve afixar tabela com os novos valores estabelecidos por resolução em local de fácil acesso, informá-los por mensagens nas faturas e através da internet. A tabela já pode ser consultada pelo link http://www.saaepedreira.com.br/exibenoticia.php?id=204

Escrito por:

Jaqueline Harumi Ishikawa